Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Jorge Ortiga pede agenda social “urgente”

17 abr, 2014

Arcebispo alerta para o facto de haver outras prioridades que não discutir o que fazer à dívida.

O Arcebispo de Braga pede para que não se perca tempo a discutir se se deve ou não reestruturar a dívida pública e se dê prioridade a uma agenda social que é urgente.

“Hoje fala-se muito do problema da dívida externa, do resgate financeiro do país, de renegociar ou reestruturar para deixar de depender do financiamento estrangeiro. Não me compete entrar na confusão de tantas opiniões que na verdade a todos vão confundindo. Penso porem ser imperioso e urgente dar prioridade a uma agenda social que comprometa a todos através de resposta concertada em todos os domínios, mas isto não é tarefa dos políticos e dos partidos, isto é compromisso dos cristãos”, disse.

D. Jorge Ortiga deixou este alerta durante a homilia da missa na Sé bracarense. Antes, lavou os pés a 12 pessoas entre elas ex-reclusos, desempregados e licenciados à procura do primeiro emprego, rostos de uma realidade social próxima de todos.

“Essas mesmas pessoas nestas situações ou em tantas outras podem porventura estar ao lado de nossa casa ou quem sabe ser colegas do vosso trabalho”, acrescentou.