Emissão Renascença | Ouvir Online

Cónego Traquina nomeado bispo-auxiliar em Lisboa

17 abr, 2014 • Filipe d'Avillez

Tradicionalmente, Lisboa tinha três bispos para auxiliar o Patriarca. Com a nomeação do cónego Traquina, a equipa fica completa.

O cónego José Augusto Traquina acaba de ser nomeado bispo-auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

O actual pároco de Benfica e director espiritual do Seminário dos Olivais torna-se, assim, no terceiro bispo-auxiliar de Lisboa, juntando-se a D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás.

Tradicionalmente, Lisboa tinha três bispos para auxiliar o Patriarca. Com a nomeação do cónego Traquina, a equipa de auxiliares fica completa.

O cónego Traquina é natural de Évora de Alcobaça, a paróquia mais a norte do Patriarcado de Lisboa, integrada já ao distrito de Leiria. Entrou no seminário com já 23 anos, depois de ter cumprido serviço militar. Foi ordenado com 31.

“O novo bispo preenche inteiramente as características em que o Papa Francisco tem insistido para o ministério episcopal”, refere o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa declaração.

D. Manuel Clemente explica que “o Patriarcado de Lisboa, pela sua grande densidade populacional e sociocultural, requer um serviço episcopal intenso”, sendo necessário “o acompanhamento directo das múltiplas realidades pastorais e pessoais".

"Graças a Deus, a presente nomeação corresponde muito bem a tal necessidade”, conclui.

D. José Augusto Traquina Maria vai ser ordenado em Lisboa, no dia 1 de Junho, às 16h00.