Tempo
|

Roma prepara-se para a canonização de João Paulo II e João XXIII

31 mar, 2014 • Aura Miguel

Espera-se “casa cheia” no dia 27 de Abril, com a Polónia a prometer fornecer uma grande parte dos peregrinos.  

Roma prepara-se para a canonização de João Paulo II e João XXIII
A menos de um mês da canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, a Santa Sé anunciou uma série de iniciativas que marcarão os dias, que se prevêem de festa e de enchente em Roma.

Cracóvia e Bergamo, onde nasceram respectivamente o Papa polaco e o italiano, também têm muitos eventos programados.

Para já ainda não há previsões, mas a Santa Sé confirma que não haverá passes especiais para se entrar na Praça de São Pedro, nem bilhetes de qualquer espécie. Os primeiros a chegar ficam mais à frente e o mais provável é encherem as ruas circundantes, onde serão montados ecrãs especiais.

Os jovens são convidados para um encontro na basílica de São João de Latrão na terça-feira dia 22, antes da canonização que se realiza no domingo, dia 27. No sábado, 26 de Abril, haverá vigílias de oração em 11 Igrejas paroquiais de Roma.

Espera-se um clima de festa, como explicou esta manhã em conferência de imprensa o cardeal vigário Agostino Vallini: “Posso dizer-vos como Roma vive este evento espiritual, porque é a festa da santidade. A relação que João XXIII e João Paulo II tiveram com a Igreja de Roma, da qual foram bispos, era uma relação muito próxima, a começar pelo seu estilo, com o qual exerceram o seu ministério. Estilo de proximidade, de acolhimento para com as pessoas da comunidade eclesial e também para com o homem enquanto tal.”

“Há um fio condutor que liga estes dois pontífices: a sua fé. As canonizações são uma graça de Deus. Nelas, o Senhor mostra-nos isso, apontando como modelos de vida cristã, dois homens de fé.”

Os novos meios de comunicação social já foram postos ao serviço das canonizações. Há um site oficial, bem como plataformas no Facebook, Twitter, Instagram e You Tube, bem como uma aplicação chamada “Santo Subito”.

Roma se prepara para uma autêntica invasão de peregrinos, esperando-se que o contingente polaco seja dos mais numerosos. A canonização foi marcada para a Primavera em parte para que fosse mais seguro e fácil a deslocação destes fiéis.

Mas a cidade natal de João XXIII também se está a mexer. Em Bergamo vai decorrer um evento com a presença dos embaixadores da Bulgária, Turquia, Grécia e França, países em que Angelo Roncalli foi núncio apostólico, antes de ser eleito Papa. A moderação fica a cargo de Jacques Delors.