Emissão Renascença | Ouvir Online

“Tão bom vê-lo”. Obama recebido pelo Papa Francisco

27 mar, 2014 • Marta Grosso

É a primeira vez que o Presidente dos Estados Unidos se encontra o Papa latino-americano. "Chego a Roma para o escutar”, afirmou Obama antes do encontro.

“Tão bom vê-lo”. Obama recebido pelo Papa Francisco
Foi com um grande sorriso que o Papa Francisco recebeu e cumprimentou, esta quinta-feira de manhã, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Vaticano. “É tão bom vê-lo”, afirmou Obama, sentado à frente de Francisco. O encontro público durou breves instantes, durante os quais o Papa se limitou a sorrir e a ouvir os cumprimentos do líder do mundo Ocidental. Os dois líderes dirigiram-se depois para um encontro privado.
Foi com um grande sorriso que o Papa Francisco recebeu e cumprimentou, esta quinta-feira de manhã, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Vaticano.

“É tão bom vê-lo”, afirmou Obama, sentado à frente de Francisco.

O encontro público durou breves instantes, durante os quais o Papa se limitou a sorrir e a ouvir os cumprimentos do líder do mundo Ocidental. Os dois líderes dirigiram-se depois para um encontro privado.

“O Papa desafia-nos”, afirmou Obama, antes do encontro, ao jornal italiano “Corriere della Sera”.

“Implora-nos a dar-nos às pessoas, às famílias e aos pobres. Convida-nos a reflectir e a deter-nos sobre a dignidade do Homem. Chego a Roma para o escutar”, acrescentou.

A conversa privada entre Obama e Francisco deverá focar-se no “compromisso de combater a pobreza e a crescente desigualdade”, tal como refere um comunicado da Casa Branca.

“No geral, vão abordar temas em há acordo entre o Vaticano e a administração norte-americana”, refere o director do Instituto de Investigação Política da Universidade Católica Americana, Steve Schneck, citado pela CNN.

“O Papa poderá abordar o tema da imigração e talvez as preocupações dos bispos no que diz respeito à contracepção”, acrescenta.

É a primeira vez que Barack Obama se encontra com o Papa latino-americano, uma vez que, na missa de início do pontificado de Francisco, os Estados Unidos fizeram-se representar pelo vice-presidente, Joe Biden.

Mas é a segunda vez que o chefe da Casa Branca se desloca ao Vaticano. Aconteceu em 2009, altura em que foi recebido pelo Papa Bento XVI.

Barack Obama é o 12º Presidente norte-americano a fazer uma visita oficial ao Vaticano. O primeiro foi Woodrow Wilson, que lançou a ideia da Sociedade das Nações e que foi recebido pelo Papa Bento XV, a 4 de Janeiro de 1919, depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

A audiência com o Papa Francisco integra-se na viagem de Barack Obama à Europa e que incluiu também, na quarta-feira, uma visita a Bruxelas – a primeira desde que foi eleito.

Após o encontro privado com o bispo de Roma, o Presidente dos Estados Unidos reúne-se com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.