Tempo
|

Revista “Fortune” elege Papa como líder mundial do ano

20 mar, 2014

O grande ausente da lista é Barack Obama, que, por coincidência, tem um encontro marcado com Francisco na próxima semana.

A revista “Fortune” nomeou o Papa Francisco o líder mundial do ano, na listagem anual, publicada esta quinta-feira.

A lista, que inclui políticos, empresários e figuras sociais, para além de outros líderes religiosos como o Dalai Lama, enumera 50 personagens, com o Papa em primeiro lugar, seguido da chanceler alemã, Angela Merkel.

No "site" da “Fortune” lê-se que “Francisco pediu recentemente para se parar com o tratamento de estrela de rock. Ele sabe que até agora as suas acções, embora revolucionárias, apenas se reflectem um novo tom e intenções. O trabalho mais duro está para vir, mas há muitos sinais de um ‘efeito Francisco’: numa sondagem realizada em Março, nos EUA, um em cada quatro católicos disseram que tinham aumentado as suas dádivas aos pobres este ano. Desses, 77% disseram que era em parte devido ao Papa”.

O grande ausente desta lista é Barack Obama, que, por coincidência, tem um encontro marcado com o Papa na próxima semana. Obama poderá consolar-se com o facto de Vladimir Putin também não constar.

Segundo a "Fortune", a lista não distingue apenas os líderes mais influentes, mas sim aqueles que estão a tornar o mundo melhor: "Numa era esfomeada de liderança, encontrámos homens e mulheres que o vão inspirar - alguns famosos, outros pouco conhecidos, todos a entusiasmar os seus seguidores e a contribuir para um mundo melhor".

Depois de Francisco e de Merkel, no terceiro lugar encontra-se o empresário responsável pela Ford, Allan Mulally. O quarto lugar é ocupado por Warren Buffett e o quinto pelo ex-presidente Bill Clinton.

O número 13 está reservado para Christine Lagarde, com Angelina Jolie em 21º e a jovem paquistanesa Malala em 34º.