Tempo
|

D. José Policarpo continua “a viver no nosso coração”

18 mar, 2014 • Eunice Lourenço

D. Joaquim Mendes presidiu à missa de sétimo dia e lembrou ensinamentos do Patriarca emérito de Lisboa.  

D. José Policarpo continua “a viver no nosso coração”
D. José Policarpo “já vive em Deus, no seio da comunhão dos santos, mas também vive connosco, no nosso coração, como também nós vivemos no seu coração”, disse esta noite o bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, na missa de sétimo dia do falecimento do Patriarca Emérito, que foi celebrada na igreja de S. Vicente de Fora.

Na homilia, D. Joaquim Mendes recordou um dos ensinamentos que ouviu ao Cardeal: “A missão é uma questão de amor, dizia frequentemente o Sr. D. José, e exemplificava com o diálogo de Jesus com Pedro antes de lhe conceder o primado”, disse D. Joaquim Mendes, lembrado que D. José Policarpo dizia “o Senhor não perguntou a Pedro ‘tu conheces-me, tu sabes quem eu sou?’, mas ‘tu amas-me? Se me amas apascenta as minhas ovelhas”. E “o Sr. D. José concluía ‘Está tudo aqui, tudo parte daqui, do amor’”.

D. Joaquim Mendes lembrou a “herança” do cardeal que morreu no dia 12 e que “foi presença de Cristo bom pastor”, na Igreja de Lisboa.

“Guardamos no coração o seu rico e sábio magistério de mestre na fé, de pontífice, de pai e de pastor, que nos guiou pelos campos verdejantes da palavra de Deus, nos cuidou com o amor e a solicitude de Cristo Bom Pastor e nos edificou como povo de deus que caminha na fé e na esperança ao encontro do Senhor”, disse o bispo auxiliar, que também recordou a “grande sensibilidade cultural e social” de D. José Policarpo.