Emissão Renascença | Ouvir Online

Bispo desafia fiéis a pensar no sínodo diocesano de Viseu

06 mar, 2014 • Liliana Carona

D. Ilídio Leandro apela a que os paroquianos participem na renúncia quaresmal, que, este ano, vai ajudar uma paróquia de Moçambique, o Sínodo e o fundo solidário diocesano.

Bispo desafia fiéis a pensar no sínodo diocesano de Viseu
No Caminho das Dioceses
Na mensagem da Quaresma, o Bispo de Viseu convida os cristãos a participar no Sínodo que decorre na diocese, com o objectivo de renovar a Igreja. D. Ilídio Leandro apela aos paroquianos que contribuam para a renúncia quaresmal, que este ano vai ajudar uma paróquia de Moçambique, a organização do sínodo e o fundo solidário diocesano.

Na mensagem da Quaresma, D. Ilídio Leandro deixa um convite aos cristãos da diocese. “A mensagem é um convite para as pessoas viverem o sínodo que estamos a realizar, vendo-o como um convite à renovação”.

“Dado que a Quaresma tem sobretudo uma mensagem de renovação conversão é, sobretudo, um empenhamento para que os cristãos da nossa diocese se empenhem no sínodo que estamos a realizar, de modo a que a renovação seja mais profunda, seja interior e se oriente à renovação da Igreja.”

Para além do convite ao empenho no Sínodo, D. Ilídio Leandro apela ainda a que os paroquianos participem na renúncia quaresmal, que este ano, vai ajudar uma paróquia de Moçambique, o Sínodo e o fundo solidário diocesano.

“A renúncia é um convite a que todos os cristãos, durante a Quaresma, pensem nos que mais precisam. Por isso, este ano, 50% [da renúncia quaresmal] foram apontados uma paróquia de Moçambique, na diocese da Beira, os outros 50% são divididos entre o sínodo e o fundo diocesano de solidariedade”, explica o bispo.