Tempo
|

Portal de emprego da Cáritas longe dos objectivos

18 fev, 2014 • Ana Lisboa

“IN SPIRA” destina-se a arranjar trabalho a pessoas desempregadas com mais de 45 anos. A coordenadora do projecto lamenta que as empresas continuem a acreditar que os trabalhadores mais velhos têm menos capacidades.

O portal de emprego criado pela Cáritas, há precisamente dois meses, está longe dos resultados esperados.

A “IN SPIRA – Rede de Competências da Cáritas” destina-se a arranjar trabalho a pessoas desempregadas com mais de 45 anos. A ferramenta possibilita a comunicação entre quem procura e quem oferece trabalho.

Dois meses depois, os resultados têm sido fracos. “Neste momento, temos cerca de 1900 pessoas registadas, pessoas que procuram trabalho, 27 empresas e registámos também quatro ofertas de trabalho”, refere Maria do Rosário Carneiro, que coordena esta rede.

A responsável aponta duas razões para o fracasso: uma delas é o facto de as empresas não terem conhecimento desta plataforma online; a outra é a existência de “uma predisposição do mercado de trabalho de procurar trabalhadores mais novos, porque se baseia numa ideia já feita de que um trabalhador mais velho terá menos capacidades, tem um conhecimento mais desactualizado e é menos sensível às inovações”.

Por isso, a rede vai agora apostar em sensibilizar mais de perto as empresas para as vantagens de contratar pessoas com mais de 45 anos.