Tempo
|

Mais de 10 mil pessoas já responderam ao questionário sobre a família

06 dez, 2013 • Ângela Roque

Prazo para responder no site do Patriarcado de Lisboa termina este domingo e os dados vão ser tratados na próxima semana.

Os números são ainda provisórios, mas revelam bem o interesse que a iniciativa do Papa causou. “Já mais de 10 mil pessoas iniciaram este questionário, 50% são da diocese” explica o responsável pelo sector da pastoral familiar de Lisboa, que alerta para o fim do prazo: “O questionário está disponível até Domingo, dia 8, por isso convidamos as pessoas que ainda não tiveram oportunidade de preencher o questionário que o façam”, diz o padre Rui Pedro Carvalho.

Os dados vão começar a ser tratados na segunda-feira, dia 9, até porque os prazos são muito apertados. “Temos de enviar tudo até final de Dezembro para a secretaria da conferência episcopal, para que esta, por sua vez, depois envie tudo para a Santa Sé”. Será “um trabalho gigante”, admite o padre Rui Pedro, que lidera a equipa de 9 pessoas que vai tratar os dados.

O facto de as perguntas terem sido adaptadas, apresentando escolha múltipla, vai facilitar o processo: “Como nós demos algumas opções de resposta será mais fácil tratar esta informação. De qualquer maneira nunca demos só as nossas hipóteses, deixámos sempre algumas questões em aberto, e agora teremos de analisar uma a uma”, explica o padre Rui Pedro.

Nalgumas paróquias da diocese o questionário foi analisado em comunidade e os resultados vão ser também enviados. Onde o questionário foi distribuído em papel as respostas terão de ser reencaminhadas em formato digital: “pedimos precisamente isso, que houvesse essa distribuição em papel para quem não tem acesso a computador, mas que depois alguém da paróquia fizesse a transcrição dos questionários em papel para o formato online”.

O responsável pela Pastoral Familiar admite que teria sido positivo as dioceses terem seguido uma mesma linha de actuação, mas mais do que o número final de respostas o padre Rui Pedro valoriza sobretudo a reflexão que este questionário já provocou na Igreja sobre os temas ligados à família: “É bom conhecer a realidade, não se evangeliza se não conhecermos os destinatários da evangelização”.

O questionário pretende avaliar até que ponto os fiéis conhecem e praticam os ensinamentos da Igreja nas áreas relacionadas com a vida familiar, o casamento e a sexualidade, entre outros.

Em Lisboa o prazo para responder online termina Domingo, mas noutras dioceses do país ainda se pode responder até dia 15.