Tempo
|

Dioceses portuguesas começam a colocar “inquérito” online

18 nov, 2013 • Ângela Roque

O Patriarcado de Lisboa publicou esta segunda-feira no seu site as perguntas preparatórias para o sínodo sobre a Família, juntando-se a Lamego e Funchal.

O Patriarcado de Lisboa colocou online o questionário preparatório para o sínodo sobre a Família, que se realiza em Outubro de 2014. Também esta segunda-feira a arquidiocese de Braga publicou uma notícia convidando os fiéis a enviar respostas ao inquérito por e-mail

Lisboa e Braga juntam-se assim ao Funchal e a Lamego, as duas dioceses que já tinham tomado a opção de deixar os fiéis responder directamente às perguntas enviadas pelo Vaticano. As respostas recebidas na Santa Sé servirão para preparar o documento inicial do sínodo.

As perguntas versam sobretudo avaliar até que ponto os fiéis conhecem e praticam os ensinamentos da Igreja nas áreas relacionadas com a vida familiar, o casamento e a sexualidade, entre outros.

Algumas das perguntas são especificamente direccionadas ao clero, mas outras podem ser respondidas por qualquer fiel e é nesse sentido que os bispos colocam o questionário online, convidando quem quiser a submeter respostas.

Para agilizar o processo as perguntas foram adaptadas, e muitas delas aparecem com escolha múltipla. O responsável pelo sector da pastoral familiar da diocese, o padre Rui Pedro Carvalho, explica que a opção foi tomada porque assim é mais fácil e rápido recolher as opiniões das pessoas através da internet.

 “Quando tivemos conhecimento deste questionário acabamos por perceber que não tínhamos muito tempo para tratar a informação. O formato papel, enviar para as paróquias, depois o recolher e o tratar a informação, seria muito mais difícil e portanto foi uma forma de agilizar o processo colocando online”, explicou.

“As pessoas podem responder online e assim conseguimos ter mais gente a responder, o que também nos interessa, saber qual é o sentimento das bases e como é que está a realidade familiar na nossa diocese, e assim teremos uma amostra maior”, acrescenta o padre.

“Tentámos também com isto facilitar as respostas. O inquérito enviado tem 39 perguntas abertas, nós temos 56 perguntas fechadas, dando alguma oportunidade para que as pessoas, num ou noutro caso, possam dar a sua opinião. Mas, à partida, são respostas fechadas.”

As respostas terão de ser enviadas até 8 de Dezembro para serem depois enviadas para a Conferência Episcopal, que depois as fará chegar ao secretariado do Sínodo.

Uma nota indica que o preenchimento deve levar cerca de 60 minutos. Já os sites da diocese do Funchal e de Lamego disponibilizam as perguntas mas convidam os fiéis a enviar as respostas por e-mail.