Emissão Renascença | Ouvir Online

"'O padre vai-me dar na cabeça!' Não, Jesus perdoa-te"

06 nov, 2013

Durante a habitual audiência geral, o Papa ironizou com as justificações muitas vezes apresentadas pelas pessoas que evitam confessar-se.

"
Francisco falou esta quarta-feira de manhã sobre a importância de os cristãos respeitarem os sacramentos. Durante a audiência geral desta manhã, no Vaticano, Francisco disse que ninguém deve ter medo de se confessar e comungar e que as famílias devem baptizar os filhos pequenos. 

"A graça dos sacramentos alimenta em nós uma fé forte e alegre, uma fé que se deixa surpreender com as maravilhas de Deus e nos ajuda a resistir aos ídolos do mundo. Por isto é importante comungar, as crianças serem baptizadas cedo e serem crismadas. Porquê? Porque esta é a presença de Cristo em nós, que nos ajuda. É importante, quando nos sentimos pecadores, procurarmos o sacramento da reconciliação." 

O Papa ironizou, então, com as justificações muitas vezes apresentadas pelas pessoas que evitam confessar-se: "'Ah, não! Tenho medo, porque o padre vai-me dar na cabeça!' Não, não fará isso. Jesus perdoa-te. É Jesus que te espera ali, no sacramento da confissão. É por isso que é um sacramento, é isto que faz crescer a Igreja". 

O Papa falou também sobre a caridade que deve mover todos os cristãos - que não deve ser uma caridade "egoísta", porque "a caridade sem amor não serve a Igreja". Francisco lembrou ainda que os carismas de cada um "são dons dados pelo Espírito Santo", que não devem ser desprezados nem usados para "benefício próprio", mas sim serem postos "ao serviço dos outros irmãos", ao serviço da comunidade.

Francisco aproveitou ainda para pedir orações por uma criança chamada Noemi, de um ano, com quem tinha estado momentos antes da audiência e que está gravemente doente.