Tempo
|

Mapa ajuda sem-abrigo a encontrar serviços de apoio

17 out, 2013 • Ângela Roque

“Nele podem encontrar alojamento, parte da distribuição alimentar, equipas de rua e ateliers”, explica Rita Roquete, da Comunidade Vida e Paz.  

Mapa ajuda sem-abrigo a encontrar serviços de apoio
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Comunidade Vida e Paz vai distribuir aos sem-abrigo de Lisboa um mapa de apoio com a localização dos vários serviços a que podem recorrer na cidade.

A instituição, tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, diz que o número de pessoas a viver na rua não aumentou, embora tenha subido o número de desempregados em dificuldade. O mapa pretende ser mais uma ajuda.

A data que se assinala esta quinta-feira é importante para a Comunidade Vida e Paz, para lembrar os direitos dos sem-abrigo. Rita Roquete acredita que, para muitos, o Mapa de Apoio vai ser uma grande ajuda, pois "nele podem encontrar alojamento, parte da distribuição alimentar, equipas de rua e ateliers.”

Trata-se de serviços prestados por várias instituições que trabalham em rede. No caso da Comunidade Vida e Paz, só as equipas de rua ajudam todos os dias mais de 500 pessoas em Lisboa.

“Além de distribuir a ceia, [esta ajuda] acaba por ser um meio de aproximação às pessoas sem-abrigo, em que o principal objectivo é o voluntário estabelecer uma relação de confiança com ela, de forma a motivá-la e despertar o desejo de mudar de vida”.

Rita Roquete diz que não há mais gente a viver na rua, mas a crise alterou o perfil dos sem-abrigo: “Se antigamente se associava muito à pessoa sem-abrigo as pessoas com problemas de dependência, neste momento obviamente que a dependência ainda continua a ser um problema mas a questão do desemprego já faz com que muitas pessoas recorram à Comunidade Vida e Paz e a outras instituições, porque já não têm forma de satisfazer as suas necessidades básicas”.

O Mapa de Apoio, com todos os serviços a que os sem-abrigo podem recorrer, vai ser distribuído mais logo com a refeição da noite.