Emissão Renascença | Ouvir Online

Cardeal Bertone despede-se de Fátima com apelo à confiança

13 out, 2013 • Paula Costa Dias

A Maria, o Cardeal confiou o testemunho de fé da Igreja, para que esta consiga chegar ao coração das pessoas, sobretudo dos jovens.  

Cardeal Bertone despede-se de Fátima com apelo à confiança
Palavras do Cardeal Tarcísio Bertone, que presidiu às celebrações da peregrinação de Outubro em Fátima, na sua última missão como Secretário de Estado do Vaticano. Bertone lembrou o exemplo do pastorinho Francisco que, ainda criança, e perante a ameaça do governador de Ourém, recorreu à oração. Também os cristãos, confrontados com a crise, devem manter-se firmes e confiantes em Deus.
O cardeal Tarcisio Bertone exortou este domingo os cristãos a confiar em Deus, mesmo que a vida esteja difícil.

“No ‘hoje’ da nossa vida, ameaçada por fragilidades e riscos vários, atravessada pela experiência básica de não podermos dominar o futuro, receosos de que a injustiça e a morte tenham a última palavra sobre a existência humana, só é possível esperar verdadeiramente na vitória sobre o mal e a morte, enfrentar a vida com coragem e determinação, se o rosto de Deus se deixar mostrar e nós o soubermos ver nesses sinais deixados por outros crentes, sinais que testemunham como vale a pena confiar no Deus de ontem, de hoje e de sempre.”

A Maria, o Cardeal confiou o testemunho de fé da Igreja, para que esta consiga chegar ao coração das pessoas, sobretudo dos jovens.

“Confio-Vos o que parece ser hoje a coisa mais importante no serviço da Igreja: o seu forte testemunho de fé diante da hodierna geração de homens e mulheres, tentada pela crescente secularização e indiferença religiosa que grassam por aí.”

“Que este testemunho fale sempre a linguagem clara do Evangelho e assim encontre acesso aos corações, sobretudo da geração jovem!”, concluiu o cardeal.

O secretário de Estado do Vaticano presidiu às cerimónias deste 12 e 13 de Outubro em Fátima. Este foi um dos últimos actos de Tarcísio Bertone enquanto secretário de Estado, cargo que abandona já na próxima terça-feira.

Em Fátima estiveram cerca de 200 mil fiéis.

Os peregrinos não puderam ver a imagem de Nossa Senhora, que viajou este fim-de-semana para Roma onde, no Vaticano, foi recebida pelo Papa Francisco que lhe consagrou o mundo, numa missa que decorreu este domingo de manhã.