Emissão Renascença | Ouvir Online

Crónica

As três chaves que abriram o terceiro segredo de Fátima

11 out, 2013 • Aura Miguel, em Roma

Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, revela à Renascença os bastidores de um segredo que se prolongou por 83 anos.

As três chaves que abriram o terceiro segredo de Fátima
O cardeal Bertone é talvez o homem que mais sabe de Fátima no Vaticano, depois de Ratzinger. Foi ele o escolhido por João Paulo II para, no ano 2000, tratar da publicação do conteúdo do terceiro segredo, revelado aos pastorinhos em 1917. Um segredo de 83 anos, bem guardado num cofre do Vaticano. Numa entrevista exclusiva concedida à Renascença, revela os bastidores do que então aconteceu.
A projecção mundial que a mensagem de Fátima assume actualmente começa nos próprios gestos que acompanham o 12 e 13 de Outubro.

O facto de o Papa ter pedido a presença em Roma da imagem original da Capelinha durante estes dias, numa das datas mais emblemáticas das aparições, quer chamar a atenção do mundo para a actualidade da mensagem, numa sintonia estereofónica entre a Praça de São Pedro e a Cova da Iria -  num lado, o Papa Francisco, que estará em Roma; no outro, o seu secretário de Estado, cardeal Bertone, que está de saída e que termina assim em Fátima a sua missão num santuário que conhece bem.

É que Bertone é talvez o homem que mais sabe de Fátima no Vaticano, depois de Ratzinger. Foi ele o escolhido por João Paulo II para, no ano 2000, tratar da publicação do conteúdo do terceiro segredo, revelado aos pastorinhos em 1917. Um segredo de 83 anos, bem guardado num cofre do Vaticano.

Numa entrevista exclusiva concedida à Renascença, o cardeal Bertone revela os bastidores do que então aconteceu: foram precisas três chaves e três pessoas diferentes para abrir esse cofre onde se guardava o manuscrito da Irmã Lúcia; o que sentiu quando pegou no texto; a reacção de João Paulo II perante tudo isto.

Comovente também os vários encontros de Bertone com a Irmã Lúcia, sempre a pedido do Papa polaco, e sobretudo a confirmação – agora com a chancela oficial do secretário de Estado do Vaticano – de que Nossa Senhora continuou a aparecer à Irmã Lúcia ao longo da sua vida, no Carmelo de Coimbra.


- PODE VER A ENTREVISTA AO CARDEAL BERTONE NO INÍCIO DO TEXTO -