Emissão Renascença | Ouvir Online

Jesuíta italiano visto com vida na Síria, garante activista

07 out, 2013 • Filipe d’Avillez

O padre Paolo Dall’Oglio desapareceu em Julho deste ano, raptado ao que tudo indica por militantes islamitas ligados ao “Estado Islâmico do Iraque e do Levante”.  

Jesuíta italiano visto com vida na Síria, garante activista
Siria, Deir Mar Musa
O jesuíta italiano Paolo Dall’Oglio terá sido avistado com vida e bem de saúde, algures no Norte da Síria.

Quem o garante é um activista anti-regime. Em declarações à agência italiana Adnkronos, Khalaf Ali Khalaf cita fontes próximas do grupo islamita “Estado Islâmico do Iraque e do Levante”, que terá raptado o sacerdote, e que garantem que ele foi visto muito recentemente.

Khalaf não identifica as suas fontes, por medo de represálias.

O padre Paolo Dall’Oglio desapareceu da Síria no dia 28 de Julho. Tinha entrado ilegalmente no país, como costumava fazer, em zonas ocupadas pelos rebeldes, e estava na cidade de Raqqa quando foi raptado.

O jesuíta está na Síria há cerca de 30 anos e sempre trabalhou para promover a cultura cristã daquele país e na melhoria das relações entre os cristãos e os muçulmanos. É uma figura muito respeitada na Síria, incluindo entre a oposição ao regime de Assad. Foi expulso da Síria por ordem do Presidente, depois de ter sugerido caminhos alternativos para a democracia que pudessem pôr fim ao conflito que arrasa o país há mais de dois anos.

Na altura do seu desaparecimento especulou-se que estaria na Síria para tentar mediar a libertação de dois bispos ortodoxos que foram raptados em Abril. Também estes bispos terão sido avistados com vida recentemente, apesar de notícias anteriores os terem dado como mortos.

A falta de fontes independentes na Síria dificulta a confirmação destas notícias.