Emissão Renascença | Ouvir Online

Bispos portugueses unânimes no apoio à petição “Um de Nós”

04 out, 2013 • Ângela Roque

Contrariar o inverno demográfico em Portugal e na Europa é uma questão humanitária, considera o padre Manuel Morujão.  

A Conferência Episcopal Portuguesa apoia inequivocamente a petição europeia "Um de Nós", em defesa da vida.

Depois de Bento XVI e do Papa Francisco se terem associado á iniciativa também a conferência episcopal portuguesa decidiu, em Junho, apoiar a campanha. Todas as dioceses estão mobilizadas para a recolha de assinaturas no próximo Domingo.

O padre Manuel Morujão, porta-voz da conferência episcopal, lembra que a Igreja tem de estar sempre ao lado da defesa da vida: “Evidentemente que a defesa da vida é de um âmbito universal, não é só da Igreja, mas a Igreja quis manifestar o seu apoio explícito, facilitando a recolha de assinaturas, que não chegue apenas aos mínimos. Que se ultrapasse um milhão de assinaturas ao nível europeu, e entre nós as 16 mil”.

O Dia Nacional de Recolha de Assinaturas está marcado para Domingo e em todas as dioceses foi pedida a colaboração dos padres: “A igreja pediu a ajuda dos párocos, para que recordem esta possibilidade, facilitem que aqueles que desejam pôr a sua assinatura tenham essa facilidade, e o façam Domingo, no final da missa, em cada paróquia. Por isso é que há um dia de recolha nacional, como houve noutros países”.

A atitude interventiva dos bispos pode não agradar a todos, mas para o padre Manuel Morujão deve até ser aplaudida. Contrariar o inverno demográfico em Portugal e na Europa é uma questão humanitária: "É uma urgência, concretamente no nosso país, que se promova a vida, porque não há renovação de gerações. Inverter esta tendência acho que é uma causa humanitária independentemente de religião, de ideologia, de preferências, porque é uma causa de todos nós. E por isso também esta iniciativa se chama 'Um de Nós'"

Em Portugal a Federação Portuguesa pela Vida, e outras organizações asseguram a recolha de assinaturas até 1 de Novembro.

Para além da campanha de angariação de assinaturas, em Portugal realiza-se no sábado, dia 5 de Outubro, uma caminhada pela vida, que parte do Marquês de Pombal às 15h, em direcção ao Rossio.