Emissão Renascença | Ouvir Online

“É Deus quem santifica a Igreja, não somos nós”

02 out, 2013

Papa Francisco diz que é “heresia” considerar que apenas os santos pertencem à Igreja e que os outros devem ser afastados.

O Papa Francisco dedicou a sua catequese semanal, feita durante a tradicional audiência geral de quarta-feira, à noção de santidade da Igreja.

“Como é que podemos dizer que a Igreja é santa se ela é constituída por pecadores?”, perguntou Francisco, clarificando de imediato que “a Igreja é santa porque Deus a santifica, não nós”.

O convite que Deus faz aos homens, pecadores, é que se deixem renovar e “santificar por Deus”.

“Aos fracos e pecadores”, referiu Francisco, “Deus diz que não tenham medo, abram-se à santidade e deixem que Deus trabalhe nas vossas vidas”.

“Quando tiveres a força de dizer 'quero voltar a casa', encontrarás as portas abertas, Deus virá ao teu encontro porque espera sempre por ti, vai abraçar-te, beijar-te e fazer festa.”

Para o Papa, é importante sublinhar que este apelo é universal, ninguém pode ser excluído. “É heresia dizer que apenas os santos pertencem à Igreja e que os outros devem ser afastados”, disse Francisco, concluindo que “a Igreja deve abrir os seus braços a todos, recebendo-os no amor, misericórdia e perdão de Deus”.