Tempo
|

Portugal e o mundo rezam pela paz na Síria

06 set, 2013

Em Fátima, todas as missas de sábado serão celebradas por intenção da paz.

Portugal e o mundo rezam pela paz na Síria
O Papa Francisco convocou para este sábado uma jornada de oração e jejum pela paz na Síria e no mundo inteiro.

Em Roma, o Papa vai presidir à vigília de oração, entre as 18h00 e as 22h00 (hora portuguesa). A celebração terá uma forte marca penitencial, com 50 confessores posicionados junto às colunas, à volta da praça de São Pedro. 

Por todo o mundo, houve resposta ao apelo do Papa e também em Portugal há eventos marcados.

De forma geral, todas as dioceses portuguesas associaram-se à jornada, apelando às paróquias para que promovam iniciativas nesse sentido. Em Lisboa, o próprio Patriarca e presidente em funções da Conferência Episcopal vai presidir a uma vigília pela paz, na Sé, com início marcado para as 18h30, com uma missa. A vigília prolongar-se-á com adoração do Santíssimo até às 23h00.

O mesmo fará o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, na Capelinha das Aparições, entre as 21h30 e a meia-noite. Além disso, todas as missas de sábado, no Santuário de Fátima, serão celebradas por esta intenção.

No Porto, os três bispos auxiliares vão estar presentes na vigília marcada para a Igreja de São José das Taipas, entre as 18h00 e as 23h00, e, em Évora, várias paróquias da cidade vão rezar em conjunto na igreja de São Francisco, a partir das 19h00. Ainda em Évora decorre uma outra iniciativa, que pretende acolher outras pessoas que não especificamente católicas, na Igreja de São Vicente, entre as 21h e as 23h.

Braga também se associou à iniciativa convocada pelo Papa. A vigília de oração pela paz na Síria vai ter lugar na Igreja de S. João do Souto, no centro histórico da cidade, este sábado, entre as 18h00 e as 23h00.

A guerra civil na Síria dura há mais de dois anos e provocou cerca de 110 mil mortos e 2 milhões de refugiados, de acordo com as Nações Unidas.

[notícia actualizada às 10h13]