Tempo
|

Francisco foi pedir conselhos a Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude

19 jul, 2013 • Aura Miguel

Ao longo destes dias centenas de milhares de pessoas de todo o mundo dirigem-se ao Rio de Janeiro para participar neste que é um dos maiores eventos juvenis do mundo.  

O Papa Francisco foi esta sexta-feira pedir conselhos a Bento XVI, nas vésperas da sua partida para o Rio de Janeiro, onde irá participar na Jornada Mundial da Juventude.

Francisco levou o programa detalhado da sua participação, no Rio, para que o Papa o possa acompanhar, e rezar por ele, a cada passo de uma viagem que foi planeada e programada ainda durante o pontificado de Bento XVI.

Francisco manifestou o desejo de que Bento XVI siga pela televisão todos os detalhes desta Jornada Mundial da Juventude. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, Bento XVI concordou imediatamente e disse que rezava pela viagem, tendo bem presente na memória os muitos encontros que teve com jovens durante as Jornadas a que presidiu.

Tal como Francisco, também Bento XVI inaugurou as suas viagens fora de Itália com uma ida à Jornada Mundial da Juventude na Alemanha. Seguiram-se outros dois eventos, na Austrália e em Madrid.

O Papa Francisco parte para o Brasil na segunda-feira e tem regresso marcado para o domingo seguinte. Ao longo destes dias centenas de milhares de pessoas de todo o mundo, incluindo pelo menos 500 portugueses em grupos organizados, dirigem-se ao Rio de Janeiro para participar neste que é um dos maiores eventos juvenis do mundo.

A visita de Francisco a Bento XVI é mais uma prova de que eram infundados os medos de que a convivência de dois papas no Vaticano, algo inédito na história da Igreja, pudesse ser incómoda para o Papa em exercício.

Recentemente um autor argentino que conversou com Francisco ao telefone revelou que o Papa lhe tinha dito que considerava os conselhos de Bento XVI inestimáveis. “Nem imaginas a humildade daquele homem”, terá dito o Papa.