Emissão Renascença | Ouvir Online

Primeira encíclica de Francisco é publicada esta sexta-feira

01 jul, 2013

A encíclica é uma carta solene sobre assuntos da Igreja ou determinados pontos da doutrina católica que o papa dirige aos bispos e fiéis católicos de todo o mundo.

A primeira encíclica do Papa Francisco vai chamar-se "Lumen fidei" (Luz da fé) e vai ser publicada na próxima sexta-feira, anunciou o Vaticano.

A encíclica vai ser apresentada pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, Gerhard Ludwig Muller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

A 13 de Junho, Francisco tinha anunciado que ia concluir a encíclica sobre a fé, começada pelo antecessor no cargo Bento XVI, por ocasião do Ano da Fé, e que não pode terminar por ter renunciado ao pontificado, a 28 de Fevereiro.

Segundo o actual Papa, a nova encíclica sobre a fé é um “documento forte” e será escrita a “a quatro mãos”.

“A transmissão da fé cristã é o objectivo de uma nova evangelização e de toda a obra evangelizadora da Igreja, que existe para isso mesmo”, disse Francisco, num discurso aos membros do XIII Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Santa Sé).

Quando recebeu a Secretaria do Sínodo dos Bispos, a 13 de Junho, Francisco afirmou ter recebido de Bento XVI o projecto da encíclica sobre a fé, que considerou "um documento forte, um grande trabalho".

A encíclica é uma carta solene sobre assuntos da Igreja ou determinados pontos da doutrina católica que o papa dirige aos bispos e fiéis católicos de todo o mundo. É considerada como o documento mais importante que um Papa pode escrever.