|

D. Manuel Clemente é o primeiro a receber pálio das mãos do Papa

25 jun, 2013

Patriarca eleito de Lisboa, que toma posse a 6 de Julho, viaja para Roma onde lhe será imposto o pálio, um símbolo da autoridade dos arcebispos.

D. Manuel Clemente vai ser o primeiro arcebispo a receber o pálio das mãos do Papa Francisco já no próximo dia 29 de Junho.

O pálio é uma peça que se usa à volta do pescoço, feita da lã de ovelhas benzidas pelo Papa no dia de Santa Inês, e que representa a autoridade dos arcebispos e a sua união com o sucessor de Pedro.

Tradicionalmente os Papa confere esta honra no dia 29 de Junho, dia de São Pedro e de São Paulo, a todos os arcebispos nomeados desde o ano anterior, como é o caso de D. Manuel Clemente.

O facto de ser Patriarca, além de arcebispo, coloca D. Manuel Clemente em primeiro lugar da lista dos 35 arcebispos que vão ser investidos com o pálio este fim-de-semana. Uma vez que o Papa só foi eleito em Março, o arcebispo português será mesmo o primeiro a receber um pálio das mãos do Papa argentino.

D. Manuel Clemente já não vai exercer qualquer acto oficial enquanto bispo do Porto. O novo Patriarca de Lisboa tomará posse do patriarcado no dia 6 de Julho.

[Notícia actualizada às 15h05]