Emissão Renascença | Ouvir Online

Cónego Francisco Crespo

Exposição “Fé na Caridade” mostra “Igreja viva”

03 jun, 2013 • Ângela Roque

Divulgar quais são, como actuam e quem apoiam as instituições de solidariedade ligadas à Igreja é o objectivo da Exposição inaugurada em Lisboa. Director da pastoral sócio-caritativa do Patriarcado não esconde dificuldade de algumas instituições.

Exposição “Fé na Caridade” mostra “Igreja viva”
Com o desemprego a atingir cada vez mais famílias, mesmo as da chamada “classe média”, aumentaram os pedidos de ajuda às instituições ligadas à Igreja. Dar a conhecer essa rede de proximidade que existe e o trabalho que é feito é o objectivo da exposição “A Fé na Caridade”, inaugurada esta segunda-feira.

O cónego Francisco Crespo lembra que “as pessoas pensam que a Igreja está feita só para rezar, para missas, e para mais nada, e nós sabemos que a Igreja é fundamentalmente para a acção sócio-caritativa”. Acredita por isso que “esta é uma forma de dizermos à sociedade que a Igreja está viva”.

A exposição mostra o trabalho feito pela Comunidade Vida e Paz, pela Sociedade de S. Vicente de Paulo, pela Cáritas e pela Pastoral das Prisões, mas também pelas paróquias e centros sociais paroquiais.

Só no Patriarcado de Lisboa existem 220 instituições ligadas à Igreja, que empregam cinco mil pessoas. Apoiam 11 mil famílias, através das creches, jardins-de-infância e ATL, e 12.500 idosos. Mais de cinco mil são assistidos nas próprias casas.

Mas, o Cónego Francisco Crespo não esconde que há cada vez mais instituições em dificuldade: “Eu creio que há algumas instituições que dentro de algum tempo não vão conseguir aguentar com as grandes despesas que têm, sobretudo no que se refere ao pessoal, e ao aumento cada vez maior de solicitações, de pessoas que nos vêm pedir alimentos, roupa. Há algumas instituições, sobretudo aquelas mais pequenas, que eu penso que infelizmente dentro de algum tempo terão de fechar portas”.

O Cardeal D. José Policarpo lembrou que esta exposição é uma iniciativa inserida ainda na “Semana” com que a diocese assinalou o Ano da Fé. E espera que ajude a sensibilizar as pessoas para a necessidade de apoiarem quem ajuda: “O que queremos é entusiasmar quem percorrer esta exposição a ser mais um, se ainda não é, capaz de pôr a caridade como expressão da sua fé, e que não abandona o seu irmão em necessidade”.

A exposição pode ser visitada até dia 14 de Junho no Centro Comercial Fonte Nova, em Benfica.