Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa compara Concílio a "farol luminoso"

03 jun, 2013

Francisco elogiou o amor do Papa João XXIII pela tradição da Igreja e a consciência  da sua constante necessidade de actualização.

O Concílio Vaticano II é um “farol luminoso” para o futuro, afirmou o Papa Francisco, esta segunda-feira à tarde, na Basílica de São Pedro.

Assinalando os 50 anos da morte do Papa João XXIII, Francisco descreveu-o como um grande pai e pastor e um construtor de paz, cuja orientação permanece válida para os dias de hoje.

“Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo, se soubermos mortificar o nosso egoísmo para dar espaço ao amor do Senhor e à Sua vontade, então encontraremos a paz, saberemos construir a paz e difundi-la à nossa volta”, afirmou o Papa Francisco.

“A 50 anos da sua morte, a orientação sábia e paterna do Papa João, o seu amor pela tradição da Igreja e a consciência  da sua constante necessidade de actualização, a intuição profética da convocação do Concílio Vaticano II e o dar a própria vida para o seu bom resultado, permanecem pedras angulares na história da Igreja do século XX e um farol luminoso para o caminho que nos espera”, sublinhou o Bispo de Roma.