Tempo
|

Bispo salvadorenho em Portugal para dar a conhecer Oscar Romero

21 mai, 2013 • Aura Miguel

Um pastor destemido, profeta e mártir, que combateu sozinho pelos pobres e desprotegidos, munido apenas de uma emissora de rádio e que morreu por isso.  

Bispo salvadorenho em Portugal para dar a conhecer Oscar Romero
Quem foi Oscar Romero? O arcebispo, que foi assassinado há 33 anos em El Salvador, pode em breve ser beatificado. Para dar a conhecer melhor esta figura incontornável da Igreja está em Portugal o bispo auxiliar de San Salvador, Gregório Rosa.

Em declarações à Renascença, o bispo fala do sacerdote e amigo pessoal com quem trabalhou, sublinhando também a proximidade que há entre com o discurso do actual Papa.

Instado a definir Oscar Romero, monsenhor Gregório Rosa não hesita: “Pastor, profeta e mártir, mas acima de tudo sacerdote, num momento de grande repressão, em que havia os 'esquadrões da morte', em que ninguém defendia a dignidade humana, e ele defendeu os pobres de toda a injustiça, e foi alvo de ataques brutais por parte de grupos de direita e do governo militar.”

Durante todo este tempo Romero actuou praticamente isolado, explica o actual bispo auxiliar, mas não totalmente desarmado: “Estava só perante todos, com uma pequena arma que era a sua rádio católica. Toda a gente ouvia a rádio à hora da missa, em qualquer lugar do país, era uma luz na escuridão, porque era a única voz que dizia o que se passava, o que pensar do que se passava, e como ter esperança.”

O actual Papa Francisco já abriu caminho à beatificação de Oscar Romero, algo que enche de esperança a Igreja salvadorenha. “O Papa Francisco está a falar do mesmo que falou Romero: a visão teológica, a visão bíblica, a paixão pelos pobres e pela justiça, a paixão pela ética e pela dignidade humana é a mesma de que fala Francisco. Estou seguro de que fará todos os possíveis para que o processo avance o mais rápido possível.”

A primeira conferência de monsenhor Gregório Rosa em Portugal decorreu na noite de segunda-feira na Igreja da Portela, em Lisboa.

A próxima será esta noite, terça-feira, às 21h00, no Colégio S. João de Brito. Até sábado irá ainda ao Porto, a Braga, a Gondomar e a Fátima.