Tempo
|

Cavaco Silva condecora chefe do protocolo do Vaticano

29 abr, 2013 • Ângela Roque

Monsenhor José Avelino Bettencourt recebe, esta segunda-feira, a Comenda da Ordem Militar de Cristo. “Honro-me de ser filho dessa nobre nação”, diz o luso-canadiano.

Cavaco Silva condecora chefe do protocolo do Vaticano
O Presidente da República vai condecorar esta segunda-feira, o chefe do protocolo do Vaticano com a Comenda da Ordem Militar de Cristo.

O sacerdote luso-canadiano nasceu nos Açores mas viveu a vida quase toda no Canadá. Todavia mantém ligações a Portugal e fala fluentemente português.

A notícia foi recebida com surpresa e emoção por Monsenhor José Avelino Bettencourt que, em declarações à Renascença, falou do orgulho que sente nas suas raízes portuguesas: “Honro-me muito com as minhas raízes, a língua de camões é usada no Vaticano nas relações com os países lusófonos, que estão todos aqui representados. Tenho honra de ser filho dessa nobre nação.”

A condecoração a monsenhor José Avelino Bettencourt surge por proposta do Governo.

Biografia:
José Avelino Bettencourt nasceu em São Miguel, nos Açores, há 50 anos, mas foi com a família para o Canadá com apenas três anos.

Em 1995 foi para Roma estudar. É doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Como diplomata da Santa Sé foi colocado na Nunciatura Apostólica da República Democrática do Congo, em 1999, mas três anos depois regressou a Roma, nomeado para a secção das Relações com os Estados na Secretaria de Estado do Vaticano.

Em 2007 foi para a Prefeitura da Casa Pontifícia, para o serviço do protocolo na "antecâmara" Pontifícia. Há cinco meses Bento XVI nomeou-o Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado.

Já este ano, no âmbito da celebração da Inauguração do Pontificado do Papa Francisco, acolheu 140 delegações oficiais de estados com relações com a Santa Sé.