Tempo
|

Bento XVI festeja 86 anos em Castelo Gandolfo

16 abr, 2013

Papa Francisco recordou o aniversário do seu antecessor e celebrou missa por sua intenção esta manhã.

Bento XVI festeja 86 anos em Castelo Gandolfo
O Papa emérito, Bento XVI, festeja esta terça-feira 86 anos de idade.

Cerca de dois meses depois de ter resignado o anterior Papa mantém-se em Castel Gandolfo, a residência de Verão do Bispo de Roma, para onde viajou no dia 28 de Fevereiro, quando terminou o seu pontificado.

Para este dia especial Bento XVI será acompanhado como de costume pelas quatro leigas consagradas italianas que o ajudam a cuidar dos seus aposentos mas receberá também a visita do seu irmão mais velho.

Georg Ratzinger, também sacerdote, tem já 88 anos e está praticamente cego. Os dois irmãos têm uma ligação muito forte e Josef, que viria a tornar-se Bento XVI, sempre contou muito com o seu irmão mais velho.

O aniversário foi ignorado pelo L'Osservatore Romano, o jornal do Vaticano, mas o Papa Francisco fez questão de o recordar: "Ofereçamos a missa por ele, para que o Senhor esteja com ele, o conforte e lhe dê muita consolação”, declarou o novo Papa, na homilia da celebração a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, segundo a agência Ecclesia. Mais tarde, telefonou-lhe para dar os parabéns pessoalmente.

Nas últimas semanas surgiram rumores sobre a saúde de Bento XVI, indicando uma doença grave, mas estes foram prontamente negados pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Contudo, as últimas imagens reveladas do anterior Santo Padre mostram-no lúcido mas frágil, caminhando apenas com o auxílio de uma bengala.

[Notícia actualizada às 12h58]