Emissão Renascença | Ouvir Online

Recorde a primeira Via Sacra do Papa Francisco

29 mar, 2013

Cerimónia deste ano foi dedicada aos cristãos do Médio Oriente. "Os cristãos devem responder ao mal com o bem, tomando sobre si a cruz, como Jesus", disse o Papa Francisco.

Recorde a primeira Via Sacra do Papa Francisco
Na primeira vez que presidiu à Via Sacra no Coliseu de Roma, o Papa Francisco valorizou o exemplo dos cristãos do Médio Oriente, tantas vezes perseguidos, considerando-os um sinal de esperança para o mundo.

21h33 - Fim da Via Sacra no Coliseu de Roma, local de grande simbolismo para a Igreja, onde muitos cristãos foram sacrificados no tempo dos imperadores romanos.

21h33 -
Papa Francisco cumprimenta várias pessoas que participaram nesta cerimónia, antes de se despedir dos fiéis.

21h28 - Ouve-se um canto maronita no fecho da Via Sacra dedicada aos cristãos no Médio Oriente.

21h27 - Bênção final da Via Sacra no Coliseu de Roma.

21h26 - "Continuemos esta Via-Sacra na vida de todos os dias. Caminhemos juntos pela senda da Cruz, caminhemos levando no coração esta Palavra de amor e de perdão. Caminhemos esperando a Ressurreição de Jesus, que nos ama tanto. Ele é todo amor”, afirma o Papa Francisco.

21h25 - "Amados irmãos, a palavra da Cruz é também a resposta dos cristãos ao mal que continua a agir em nós e ao nosso redor. Os cristãos devem responder ao mal com o bem, tomando sobre si a cruz, como Jesus. Nesta noite, ouvimos o testemunho dos nossos irmãos do Líbano: foram eles que prepararam estas belas meditações e preces. De coração lhes agradecemos por este serviço e sobretudo pelo testemunho que nos dão. Vimo-lo quando o Papa Bento foi ao Líbano: vimos a beleza e a força da comunhão dos cristãos naquela Nação e da amizade de tantos irmãos muçulmanos e muitos outros . Foi um sinal para todo o Médio Oriente e para o mundo inteiro: um sinal de esperança", disse o Papa Francisco.

21h23 - "Não quero acrescentar muitas palavras. Nesta noite, deve permanecer uma única palavra, que é a própria Cruz", afirma o Papa Francisco. "A Cruz de Jesus é a Palavra com que Deus respondeu ao mal do mundo. Às vezes parece-nos que Deus não responda ao mal, que permaneça calado. Na realidade, Deus falou, respondeu, e a sua resposta é a Cruz de Cristo: uma Palavra que é amor, misericórdia, perdão. É também julgamento: Deus julga amando-nos. Se acolho o seu amor, estou salvo; se o recuso, estou condenado, não por Ele, mas por mim mesmo, porque Deus não condena, Ele unicamente ama e salva", sublinha.

21h22 - Papa Francisco dirige-se aos fiéis, para agradecer a presença nesta Via Sacra.

21h17 - Início da 14ª e última Estação da Via Sacra no Coliseu de Roma, em que Jesus é depositado no sepulcro. "Recebemos a liberdade de filhos de Deus, para não voltar à escravidão; a vida é-nos dada em abundância, para não mais nos contentarmos com uma vida sem beleza nem significado". "Senhor Jesus, fazei de nós filhos da luz, que não temem as trevas. Nós Vos pedimos hoje por todos aqueles que buscam o sentido da vida e por quantos perderam a esperança, para que acreditem na vossa vitória sobre o pecado e a morte".

- Na 14ª e última Estação, a Cruz é novamente transportada pelo Cardeal italiano Agostino Cardeal Vallini, vigário-geral para a Diocese de Roma.

21h13 - Início da 13ª Estação, em que Jesus é descido da Cruz e entregue a sua Mãe. "Senhor Jesus, aqueles que Vos amam permanecem ao vosso lado e conservam a fé. Na hora da agonia e da morte, quando o mundo pensa que o mal triunfa e que a voz da verdade e do amor, da justiça e da paz é silenciada, a fé deles não desfalece". Meditação pede que "rezemos pelas vítimas da violência e das guerras que devastam, neste nosso tempo, vários países do Médio Oriente e também outras partes do mundo".

21h09 - Começa a 12ª Estação da Via Sacra: Jesus morre na Cruz. Meditação faz um apelo: "Hoje rezamos para que todos aqueles que promovem o aborto tomem consciência de que o amor só pode ser fonte da vida. Pensamos também nos defensores da eutanásia e naqueles que incentivam técnicas e procedimentos que colocam em perigo a vida humana. Abri os seus corações, para que Vos conheçam de verdade, para que se comprometam na construção da civilização da vida e do amor".

21h04 - Início da 11ª Estação, em que Jesus é pregado na Cruz. Religiosas do Líbano foram escolhidas para transportar a Cruz nesta secção da Via Sacra. "Eis o Messias esperado, suspenso no madeiro da cruz entre dois ladrões. As duas mãos que abençoaram a humanidade estão trespassadas. Os dois pés que palmilharam a nossa terra para anunciar a Boa Nova estão suspensos entre a terra e o céu. Os olhos cheios de amor, que, com um simples olhar, curaram os enfermos e perdoaram os nossos pecados, já não fixam senão o Céu".

21h00 - Casal da Nigéria transporta a Cruz na décima Estação da Via Sacra, em que Jesus é despojado das suas vestes. É lido um texto cpm um pedido: "Concedei, Senhor, aos filhos das Igrejas Orientais – despojados por vários contratempos, incluindo às vezes a perseguição, e debilitados pela emigração – a coragem de permanecer nos seus países para anunciarem a Boa Nova".

20h56 - Nona Estação, em que Jesus cai pela terceira vez. No Coliseu de Roma é lido um excerto da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios. Nesta nova estação, pela terceira vez, Jesus cai sob a cruz, sobrecarregado com os nossos pecados, e pela terceira vez procura levantar-se reunindo as forças que lhe restam, para continuar o caminho para o Gólgota, recusando deixar-se esmagar e sucumbir à tentação.

20h54 - Início da oitava Estação da Via Sacra, em que Jesus encontra as mulheres de Jerusalém que choram por Ele. "Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos" - do Evangelho segundo São Lucas. Mulheres vêem na cruz senão o madeiro, sinal de maldição, ao passo que o Senhor a desejou como meio de Redenção e Salvação.

- Nas oitava e nona estações, a Cruz de Cristo é carregada por dois frades franciscanos da Terra Santa.

20h47 - Sétima Estação da Via Sacra: Jesus cai pela segunda vez. Leitura de excerto do Livro dos Salmos: "Todos os que me vêem escarnecem de mim; estendem os lábios e meneiam a cabeça. (…) Não te afastes de mim, porque estou atribulado e não há quem me ajude". Jesus está sozinho sob o peso interior e exterior da cruz. Sobrevém a queda, quando o peso do mal se torna demasiado grande e parece já não haver limite à injustiça e à violência. Mas Ele volta a levantar-se, fortalecido com a confiança infinita que tem em seu Pai. Perante os homens que o abandonam à sua sorte, a força do Espírito o levanta; une-o inteiramente à vontade do Pai, à vontade do amor que tudo pode.

20h43 - Início da Sexta Estação, em que Verónica limpa o rosto de Jesus, para tentar atenuar o sofrimento do filho de Deus. Recitação do Livro dos Salmo.

- Dois jovens chineses transportam a Cruz nas sexta e sétima estações, ladeados por duas jovens italianas com archotes.

20h39 - Quinta Estação da Via Sacra: Simão de Cirene ajuda Jesus a levar a Cruz. O encontro de Jesus com Simão de Cirene é um encontro silencioso, uma lição de vida: Deus não quer o sofrimento nem aceita o mal. E o mesmo se diga do ser humano. Mas o sofrimento, acolhido na fé, transforma-se em caminho de salvação; então, aceitamo-lo como Jesus e ajudamos a carregá-lo como Simão de Cirene.

20h34 - Mulher com deficiência respiratória carrega a cruz nesta quarta estação da Via Sacra, onde Jesus encontra a sua Mãe. Recitam-se excertos do Evangelho segundo São Lucas.

- Na segunda e terceira estações a Cruz é carregada por duas famílias provenientes de Itália e Índia.

20h30 - Terceira Estação da Via Sacra: Jesus cai pela primeira vez. Leitura do Livro do profeta Isaías. "Foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele, fomos curados pelas suas chagas".

20h26 - Segunda Estação da Via Sacra: Jesus é carregado com a Cruz. Leitura do Evangelho segundo São Marcos. "Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram-no das suas vestes. Levaram-no, então, para o crucificar". Os soldados, que Jesus Cristo tem pela frente, crêem ter todo o poder sobre Ele, ao passo que "por Ele é que tudo começou a existir, e sem Ele nada veio à existência".

20h22 - Primeira estação da Via Sacra: Jesus é condenado à morte. Leitura do Evangelho segundo São Marcos, em que Pôncio Pilatos pergunta o que fazer "a quem chamais rei dos judeus?". A multidão responde: “Crucifica-o". O imperador, "desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado".

20h17 - Início da Via Sacra no Coliseu de Roma. Cardeal italiano Agostino Cardeal Vallini, vigário-geral para a Diocese de Roma, é o primeiro a carregar a Cruz. 

O Papa Francisco preside na noite desta Sexta-Feira Santa à primeira Via Sacra no Coliseu de Roma, desde que foi eleito sucessor de Pedro. Acompanhe aqui os principais momentos.

A Via Sacra deste ano é dedicada aos cristãos do Médio Oriente. Os textos lidos ao longo das 14 estações vão chamar à atenção para as dificuldades por que passam os fiéis naquela parte do mundo.

As reflexões foram escritas por jovens libaneses, com a ajuda do cardeal da Igreja Maronita, Béchara Boutros Raï, do Líbano.