Emissão Renascença | Ouvir Online

Orçamento do Parlamento "paga" golfe na Quinta da Marinha

09 out, 2012

Associação de ex-deputados recebeu 42,5 mil euros e grupo desportivo 15,2 mil euros só este ano.

O orçamento da Assembleia da República pagou um torneio de golfe na Quinta da Marinha. A Associação dos ex-deputados do Parlamento (AEDAR) e o Grupo Desportivo (GDP), que organizou o evento, receberam nos últimos cinco anos cerca de 286 mil euros do orçamento do Parlamento. 

Só este ano, a AEDAR recebeu 42,5 mil euros e o GDP 15,2 mil euros, refere um artigo do jornal “i”. Segundo o Parlamento, as comparticipações são aprovadas com os seguintes objectivos: “A Associação, para o seu funcionamento regular, estando previsto esse apoio nos termos do artigo 28º do Estatuto dos Deputados. E o GDP para apoio às actividades de índole cultural e desportiva desenvolvidas pelo grupo".

Um dos eventos organizados pelo GDP este ano foi um torneio de golfe na Quinta da Marinha, que decorreu em Julho. Segundo os serviços do Parlamento, citados pelo jornal, “para o torneio de golfe, cuja organização foi da inteira responsabilidade do GDP, a Assembleia teve como custos directos a oferta, como é tradicional em todos os parlamentos, do jantar de encerramento e de alguns prémios institucionais simbólicos”, num montante não divulgado.

Luís Barbosa, ex-deputado do CDS e actualmente independente, é o actual presidente da associação dos ex-deputados. Explicou ao jornal que actualmente existem 370 ex-parlamentares inscritos, que pagam uma quota anual de 50 euros, o que perfaz 18.500 euros por ano.

A associação tem um gabinete na Assembleia com uma funcionária a tempo inteiro e um técnico de contas. O orçamento da associação cobre estes custos e, por vezes, como explicou o presidente, também serve para apoiar antigos deputados que recebem baixas reformas.


[O título desta notícia era "Orçamento do Parlamento 'paga' golfe a ex-deputados", tendo sido corrigido a 10 de Outubro pelo actual]