Emissão Renascença | Ouvir Online

Rio admite transformar Lisboa e Porto em super-autarquias

27 set, 2012

Autarca diz que está na altura de pensar novamente na regionalização do país.

Rio admite transformar Lisboa e Porto em super-autarquias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio (PSD), afirmou que "está na hora" de se pensar "com calma e sem bairrismos" em regionalizar o país e converter as áreas metropolitanas do Porto e Lisboa em autarquias.

Rui Rio, que falava em Lisboa durante uma conferência sobre "O Futuro das Autarquias em Portugal", considerou que "valia a pena pensar de forma calma, madura e não de forma bairrista, se deveríamos em Portugal fazer duas coisas: a regionalização e a criação de autarquias de nível superior, ou seja, passar a área metropolitana do Porto e área metropolitana de Lisboa a autarquias".

O autarca disse que era importante ver se "há espaço" para criar uma autarquia metropolitana em Lisboa e no Porto que pudesse "gerir aquilo que deve ser gerido em rede pelos municípios e que não é possível entre os municípios articularem-se uns com os outros". "Está na hora de estudar e ver isso", sublinhou.

Quer para estas autarquias de nível superior, quer para a regionalização, Rui Rio deixou claro que o objectivo seja o de baixar o orçamento público.

Para isso, defendeu, "a eficácia dos serviços tem de aumentar e gastar-se menos e tem de haver um controlo brutal sobre o endividamento das regiões".

Sobre o tema da reorganização administrativa, Rui Rio sugeriu que fosse criada uma escala própria para os municípios poderem gerir as suas competências porque, justificou, "há municípios muito pequeninos, com muito pouca gente e que não têm escala para as suas competências e têm de ir roubar freguesias a municípios vizinhos para se harmonizar", disse.