Tempo
|

Debate Quinzenal

“Onde está a sua cabeça?” Seguro acusa Passos de estar em estado de negação

21 set, 2012

Líder do PS criticou primeiro-ministro pelo facto de, durante o debate, não ter falado nos mais de 800 mil desempregados.

“Onde está a sua cabeça?” Seguro acusa Passos de estar em estado de negação
O secretário-geral do PS criticou duramente esta sexta-feira a forma como o primeiro-ministro se apresentou no debate quinzenal no Parlamento, perguntando-lhe "onde tem a cabeça" e acusando-o de se encontrar em estado de negação.

António José Seguro falava após Pedro Passos Coelho ter respondido a questões formuladas pelos líderes parlamentares do CDS, Nuno Magalhães, e do PSD, Luís Montenegro.

"O que se pode dizer é que o senhor primeiro-ministro está em autêntico estado de negação. Onde está a sua cabeça, de que país fala?, questionou o líder socialista, antes de se referir ao diálogo que Pedro Passos Coelho travou com as bancadas da maioria governamental PSD/CDS.

"Em 40 minutos de conversa com a sua maioria, não teve uma palavra sobre o desemprego - e o país já tem 842 mil desempregados.

As empresas não têm crédito e enfrentam problemas de tesouraria, mas não disse uma palavra sobre isso", observou Seguro.

Seguro interrogou ainda Passos Coelho sobre as alterações na taxa social única e nos escalões do IRS. A privatização da Caixa Geral de Depósitos levou Seguro a levantar a voz e a fazer a ameaça: “Terá o PS pela frente se ousar privatizar a Caixa Geral de Depósitos”.

Quanto à TSU, Pedro Passos Coelho não avançou como vai proceder a eventuais alterações, mas lembrou que está a negociar a descida da taxa social única. “Já recebi os parceiros sociais e receberei hoje a CGTP, que não subscreveu o acordo mas pediu para ser recebida, e já disse que o Governo se disponibilizou para discutir esta matéria”.