Emissão Renascença | Ouvir Online

Gabinete de Passos garante que só tem 22 viaturas

16 set, 2012

Fonte do gabinete disse à Lusa que não adquiriu carros novos e encontrou um parque automóvel de 35 viaturas, que foi reduzido para 22.

O gabinete do primeiro-ministro diminuiu o parque automóvel das 35 viaturas existentes para as atuais 22, num processo de redução que ainda prossegue, disse fonte oficial.

A mesma fonte esclareceu que o gabinete de Pedro Passos Coelho não adquiriu carros novos e encontrou um parque automóvel de 35 viaturas atribuído aos serviços do primeiro-ministro, que foi reduzido em mais de um terço, para 22.

Segundo um relatório da Agência Nacional de Compras Públicas, o parque automóvel do Estado era composto, no final de 2011, por 27.692 veículos, menos 658 do que no ano anterior, uma redução de 2,3%.

No final de 2011, segundo o mesmo relatório, os veículos do Estado estavam atribuídos na sua maioria a polícias e militares, mas havia centenas de outros serviços com carros públicos, incluindo o Serviço de Informações de Segurança (144 veículos) ou o gabinete do primeiro-ministro (31).

A fonte do gabinete do primeiro-ministro esclareceu que a redução do parque automóvel dos serviços do chefe do Governo passou por uma redistribuição, como os carros eléctricos que foram atribuídos ao programa Escola Segura.

Referiu também que a maioria do parque automóvel do gabinete é actualmente constituído por viaturas adquiridas, já pagas, ou apreendidas, que reverteram a favor do Estado, com matrículas entre 1998 e 2011 e com uma média de 300 mil quilómetros. Oito das viaturas estão a ser pagas em regime de Aluguer Operacional de Veículos.

Ainda segundo a mesma fonte, o gabinete do primeiro-ministro reduziu para metade o número de motoristas, sendo a maior parte dos dispensados agentes da PSP que regressaram às respectivas esquadras.