Emissão Renascença | Ouvir Online

Responsável das secretas vai ser ouvido no Parlamento

01 jun, 2012

Isabel Oneto diz que com estas audições o PS quer "contribuir para um reforço da fiscalização e dos mecanismos internos de controlo dos serviços de informações".

A comissão de Assuntos Constitucionais aprovou hoje por unanimidade o requerimento do PS para ouvir o secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP), Júlio Pereira, o Conselho de Fiscalização e a Comissão de Fiscalização de Dados.

Em declarações à agência Lusa, a deputada socialista Isabel Oneto disse que com estas audições o PS quer "contribuir para um reforço da fiscalização e dos mecanismos internos de controlo dos serviços de informações".

“Cremos que esta é uma via não só de prevenir situações futuras como de contribuir para rapidamente recuperar a credibilidade e funcionalidade dos serviços, que neste momento é o que mais nos preocupa”, frisou.

A vice-presidente da bancada do PS considerou ainda existirem condições políticas no Parlamento (com a maioria PSD/CDS-PP) para se avançar com mudanças nestes serviços.

“Esta é uma questão de Estado e o funcionamento regular dos serviços é fundamental para a segurança do Estado e portanto é uma matéria em que devemos estar todos empenhados para que rapidamente se ultrapasse este problema”, defendeu.