|

França

Seguro elogia “resultado histórico” de Hollande

07 mai, 2012

Líder socialista considera que o novo Presidente francês representa uma “lufada de ar fresco e um novo ciclo de esperança para a Europa”.

Seguro elogia “resultado histórico” de Hollande

O secretário-geral do PS enviou um "abraço fraterno" ao líder socialista francês, François Hollande, pela vitória nas presidenciais que decorreram em França, considerando que a sua eleição abre "um novo ciclo de esperança para a Europa".

"Envio-te um abraço fraterno de felicitações pela tua eleição para Presidente da República de França. Alcançaste um resultado histórico que nos enche de muita satisfação", lê-se na mensagem que António José Seguro enviou a Hollande.

No mesmo texto, o líder do Partido Socialista (PS) português acrescenta que a eleição de Hollande "representa uma lufada de ar fresco e um novo ciclo de esperança para a Europa".

Seguro afirma que a vitória acarreta "a esperança em políticas de crescimento económico e de promoção do emprego que alivie os sacrifícios das famílias e das empresas" e destaca a "visão progressista e alternativa às políticas erradas de austeridade excessiva" de Hollande, referindo que já tinha transmitido esta mensagem ao líder socialista francês no encontro que tiveram os dois na quinta-feira passada, em Toulouse.

"O nosso encontro permitiu consolidar um compromisso comum, já que em Portugal há vários meses que também lutamos por uma agenda nacional e europeia para o crescimento. É em nome desse compromisso comum que reitero a disponibilidade do PS para dotarmos o tratado europeu de um acto adicional com medidas concretas que permitam o crescimento económico e a criação de emprego", acrescenta.

Seguro cumprimenta ainda, na mesma mensagem, "o povo francês pela elevada participação eleitoral nestas eleições" e deseja "felicidades" a Hollande.

Com 99% dos votos contados em França, Hollande tem 51,7% dos votos, contra 48,3% de Sarkozy, segundo dados oficiais do Ministério do Interior.