Emissão Renascença | Ouvir Online

Autarquias têm de “assumir" responsabilidades para não haver surpresas

28 fev, 2012

Até 15 de Março, as 308 autarquias portuguesas têm de informar o Governo sobre as suas dívidas.

Autarquias têm de “assumir" responsabilidades para não haver surpresas
O ministro dos Assuntos Parlamentares pediu às 308 autarquias do país para transmitirem à Inspecção-Geral de Finanças, até ao dia 15 de Março, o montante global das dívidas existentes até 1 de Janeiro de 2012. Miguel Relvas sublinha a importância da responsabilização. “É fundamental que todos assumam as suas responsabilidades, que não haja surpresas”, sublinha Relvas.

Por isso, explica o ministro, “pedimos a cada uma das 308 autarquias que nos informem da realidade da sua dívida de curto, médio e longo prazo para que possamos olhar para a situação em que muitas autarquias se encontram.”

Quem aplaude a iniciativa do Executivo é o presidente da Associação Nacional de Municípios. Fernando Ruas considera "natural" que o Governo queira conhecer a verdadeira dimensão da dívida das autarquias, estimada em oito mil milhões de euros.

Para sexta-feira está agendada uma reunião entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e os ministros das Finanças, Vítor Gaspar, e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.