Emissão Renascença | Ouvir Online

"Cavaco tem que estudar muito bem os sítios aonde vai"

19 fev, 2012

Marcelo Rebelo de Sousa deixa críticas ao chefe de Estado, mas, ao mesmo tempo, diz que lamenta "esta moda do ‘tiro ao Cavaco’".

"Cavaco tem que estudar muito bem os sítios aonde vai"

O Presidente da República “tem de ter algum cuidado nas intervenções e tem que estudar muito bem os sítios aonde vai”, diz Marcelo Rebelo de Sousa. O comentador reage assim ao “impedimento” que levou Cavaco Silva a não comparecer numa escola onde estava uma manifestação.

No seu habitual espaço de comentário na TVI, o professor universitário referiu, ainda assim, que está contra “esta moda do ‘tiro ao Cavaco’”, porque “é uma má moda e até perigosa”.

“O Presidente da República não é líder partidário e representa a soberania do Estado” e pode estar a ser posta em causa a credibilidade do país em altura de crise, acrescenta.

No mesmo âmbito, Marcelo elogia a atitude do primeiro-ministro, "que reagiu bem a uma outra manifestação". O comentador considera, por outro lado, que as situações que envolveram Passos e Cavaco "não são comparáveis".

O ex-líder social-democrata garante ainda que a “troika” não vai chumbar a avaliação que está a fazer em Portugal, "já que o Governo tem cumprido o que está determinado", apesar de confirmar que há atrasos nas reformas estruturais.

Para sair da crise, o comentador da TVI diz que tem que haver mais dinheiro na economia. "O Estado deve, com fundos destinados à banca, pagar dívidas" e "deve, igualmente, utilizar fundos europeus para injectar dinheiro" na economia portuguesa, acrescenta.