Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo garante que reconduz mais do que nomeia

15 jan, 2012

Executivo liderado por Passos Coelho diz que uma em cada quatro nomeações é que implica uma nova pessoa - as outras são reconduções.

Governo garante que reconduz mais do que nomeia

O Governo garante que 77% das nomeações que fez até agora foram reconduções de pessoas que já estavam nos mesmos cargos, tendo actualizado a página oficial das nomeações na Internet.

Numa nota hoje enviada às redacções, o Executivo de Passos Coelho informa que "actualizou no portal todas as reconduções
e nomeações efectuadas na administração direta e indireta do Estado e no sector empresarial desde o início da legislatura", sem revelar, porém, um número total.

Fonte oficial do Ministério dos Assuntos Parlamentares esclareceu à Lusa que 77% de todos os casos, que estão hoje referidos naquele portal, são, na realidade, reconduções, representando as novas nomeações 23% do total.

No caso da administração direta do Estado, foram 81% as reconduções e 19% as novas nomeações. Na administração indirecta, os números foram de 67% e 22%, respectivamente, segundo a mesma fonte.

Já no sector empresarial do Estado foram 75% as reconduções e 25% as novas nomeações, acrescentou a fonte.

A divulgação destas informações pelo Governo segue-se a uma semana em que as nomeações feitas pelo Executivo foram o centro de várias polémicas, tendo mesmo o Partido Socialista acusado o primeiro-ministro de ter feito afirmações sobre este assunto "que não correspondem à verdade" e considerado que existe "um desfasamento em claro prejuízo da verdade" nas nomeações publicadas no Diário da República e no Portal do Governo.