Emissão Renascença | Ouvir Online

Manifesto encabeçado por Mário Soares apela à mobilização cívica

23 nov, 2011

Texto intitulado "Um novo rumo" é revelado na véspera da greve geral da CGTP e UGT.

Manifesto encabeçado por Mário Soares apela à mobilização cívica
O ex-Presidente Mário Soares é o principal subscritor de um texto de apoio à mobilização cívica e política, que hoje é revelado, na véspera da greve geral.

Além do histórico socialista, assinam este manifesto - tornado público na véspera da greve geral convocada pela CGTP-IN e UGT - Isabel Moreira (deputada independente do PS), Joana Amaral Dias (ex-dirigente do Bloco de Esquerda), José Medeiros Ferreira (ex-ministro dos Negócios Estrangeiros), Mário Ruivo (professor universitário), Pedro Adão e Silva (ex-dirigente do PS), Pedro Alves (líder da JS), Vasco Vieira de Almeida (advogado, ex-ministro socialista) e Vítor Ramalho (líder do PS/Setúbal).

Os signatários apelam à necessidade de encontrar caminhos alternativos à austeridade.

Segundo os subscritores do texto, intitulado "Um novo rumo", este "é o momento de mobilizar os cidadãos de esquerda que se revêem na justiça social e no aprofundamento democrático como forma de combater a crise".

"Não podemos assistir impávidos à escalada da anarquia financeira internacional e ao desmantelamento dos Estados, que colocam em causa a sobrevivência da União Europeia. A UE acordou tarde para a resolução da crise monetária, financeira e política em que está mergulhada", criticam estes representantes, antes de defenderem que a solução para a crise nacional passa em primeiro lugar pela Europa e de manifestarem apreensão face à real democraticidade dos processos que levaram ao poder os actuais executivos italiano e grego.

"Sem a resolução política dos problemas europeus, dificilmente Portugal e os outros Estados retomarão o caminho de progresso e coesão social. É preciso encontrar um novo paradigma para a UE", defendem os subscritores do manifesto.