Tempo
|

Estados-membros estudam solução de partilha de refugiados

02 set, 2015

Novo sistema de gestao dos pedidos de asilo na Itália, na Grécia e na Hungria pode incluir a detenção dos migrantes rejeitados até a deportação para os países de origem.

Estados-membros estudam solução de partilha de refugiados
O comissario europeu da imigração, o grego Dimitris Avramopoulos, está a estudar uma nova forma de partilha, pelos estados-membros, dos milhares de refugiados que chegam ao velho continente e um mecanismo mais rápido de deportação dos migrantes que não serão acolhidos.

Numa entrevista à agência Reuters, Avramopoulos admite que um novo sistema de gestao dos pedidos de asilo na Itália, na Grécia e na Hungria pode incluir a detenção dos migrantes rejeitados até a deportação para os países de origem.

O comissario afirma que a maioria dos países europeus quer contribuir e que mesmo os mais relutantes, como aqueles que rejeitaram o sistema de quotas que o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, pretende implementar, mudaram agora de posição porque perceberam que o problema não é dos outros, mas de todos os países da União Europeia.

A dimensão da vaga de migrantes e refugiados que chegam à Europa está a obrigar a Comissão Europeia a acelerar as respostas ao problema: na próxima semana Bruxelas quer ter prontos novos planos para a gestão de refugiados.

Ainda assim, não deverão ser introduzidas quaisquer medidas antes de meados de Setembro.