Emissão Renascença | Ouvir Online

Listas fechadas na coligação. Passos e Portas em Lisboa, Albuquerque em Setúbal

27 jul, 2015

O CDS-PP não tem qualquer cabeça-de-lista, mas assegura nelas uma proporcionalidade que, face a um eventual cenário menos favorável para a coligação do Governo, deverá permitir minimizar perdas.

Listas fechadas na coligação. Passos e Portas em Lisboa, Albuquerque em Setúbal
As listas de candidatos da coligação Portugal à Frente, formada por PSD e CDS-PP, estão fechadas, destacando-se a escolha da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, para ser cabeça-de-lista por Setúbal.

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas concorrem por Lisboa, contra António Costa, e Marco António Costa é o número dois pelo Porto, atrás de José Pedro Aguiar Branco, o ministro da Defesa Nacional. O terceiro nome no Porto é do CDS-PP: Mota Soares, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

O CDS-PP não tem qualquer cabeça-de-lista, mas assegura nelas uma proporcionalidade que, face a um eventual cenário menos favorável para a coligação do Governo, deverá permitir minimizar perdas.

São cinco as mulheres à frente de listas. Além de Albuquerque em Setúbal, surgem Teresa Leal Coelho em Santarém, Teresa Morais em Leiria (com Assunção Cristas, do CDS, em segundo lugar), Nilza Sena em Beja e a independente Margarida Mano em Coimbra.

Em Aveiro, a lista é encabeçada pelo líder parlamentar do PSD, o espinhense Luís Montenegro, seguindo-se João Almeida, o secretário de Estado da Administração Interna, do CDS. Em Viana do Castelo, a escolha foi a de outro parlamentar: Carlos Abreu Amorim.

Em Braga, cabe ao ministro do Ambiente, o famalicense Jorge Moreira da Silva, ser o número 1.

Adão Silva (Bragança), Manuel Frexes (Castelo Branco), António Costa da Silva (Évora), José Carlos Barros (Faro), Carlos Peixoto (Guarda), Cristóvão Crespo (Portalegre), Luís Ramos (Vila Real) e António Leitão Amaro (Viseu) são os restantes cabeças-de-lista nos círculos eleitorais do continente.

No círculo da Europa, a liderança da lista cabe a Carlos Gonçalves, enquanto José Cesário é o primeiro no círculo Fora da Europa.

Os membros do Governo que são cabeças-de-lista são sete: além do primeiro-ministro, que encabeça os deputados por Lisboa, o rol inclui a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque (Setúbal), o ministro do Ambiente, Moreira da Silva (Braga), o da Defesa, Aguiar Branco (Porto), e ainda três secretários de Estado: Teresa Morais (Leiria), António Leitão Amaro (Viseu) e José Cesário (Fora da Europa). Entre os actuais membros do Governo, há mais seis que também integram as listas da coligação, embora não como cabeças-de-lista: Marques Guedes, Octávio Oliveira, Agostinho Branquinho, Castro Almeida, Emídio Guerreiro, Barreto Xavier.

Quanto a independentes na liderança de listas, são três: o deputado Carlos Abreu Amorim (Viana do castelo), a vice-reitora da Universidade de Coimbra Margarida Mano (Coimbra) e o presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, José Carlos Barros (Faro).

[notícia actualizada às 16h38]