Tempo
|

“É preciso conseguir o acordo” entre Grécia e Europa

05 jul, 2015

A posição do PS quando ainda se contam os votos no referendo grego foi divulgada por Porfírio Silva.

O PS defende que o diálogo entre a Grécia e as instituições seja retomado rapidamente e que as negociações sejam levadas a bom termo.

“É preciso negociar, é preciso trabalhar para o acordo, é preciso conseguir esse acordo. A Europa, Portugal, a Grécia, todos os países, precisa de um acordo. O caminho tem de ser o caminho de negociar, negociar até conseguir”, disse Porfírio Silva.

O dirigente socialista acrescentou que “em causa está o futuro da europa e o interesse nacional para o Estado, as famílias e as empresas”.

Porfírio Silva disse ainda que, a confirmar-se a vitória do “não” no referendo grego, este não é um não à Europa nem ao euro.

O socialista deixou ainda um alerta ao governo português: “Tem feito de conta que terramoto grego não afectará Portugal, mas está errado”.

A contagem dos votos prossegue. O "não" está à frente do referendo deste domingo na Grécia, numa altura em que estão contados metade dos votos.

De acordo com os dados avançados pelo Ministério do Interior, o “não” lidera com 61,21% e um total de 1,57 milhões de votos. O “sim” ao acordo com os credores internacionais consegue 38,79% e cerca de um milhão de votos.