Emissão Renascença | Ouvir Online

António Costa: Governo devia ter pedido menos austeridade para todos os parceiros

03 jul, 2015

"O problema não se resolve se a crise se arrastar ou se acabar com a humilhação de alguns dos intervenientes", defende.

O secretário-geral do PS afirmou, na quinta-feira, no Barreiro que o Executivo deveria ter aproveitado o pedido de redução da austeridade na Grécia para propor o mesmo em todos os países europeus.

"Quando aparece um Governo que diz que pretende menos austeridade na Grécia, o Governo português em vez de aproveitar para dizer: Vamos criar condições para diminuir a austeridade em todos os países, e também em Portugal, não. O que quer é que haja mais austeridade para os gregos, como se isso diminuísse a austeridade que nós próprios sofremos", disse António Costa, que falava num debate com jovens e reformados.

"O que é do nosso interesse é que esta crise do euro passe o melhor possível e o mais depressa possível", disse, acrescentando que o problema não se resolve se a crise se arrastar ou se acabar com a humilhação de alguns dos intervenientes".

A emigração dos jovens portugueses, face à ausência de emprego e às baixas remunerações, bem como as preocupações dos reformados com as baixas pensões e com o aumento da idade da reforma foram alguns dos temas que suscitaram várias perguntas ao deputado e ex-ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, e ao líder socialista, António Costa.

A par de muitas críticas à política do actual Governo PSD/CDS, que os dirigentes socialistas dizem ser responsável pelo retrocesso do país nos últimos quatro anos, ficaram também alguns compromissos, como a necessidade de renovar a administração pública portuguesa.

No `Encontro de Gerações`, que se insere num périplo do líder socialista que decorre até ao debate do Estado da Nação, no dia 8 de Julho, António Costa defendeu que a solução de alguns dos principais problemas da sociedade portuguesa, como o desemprego e a quebra de receitas da Segurança Social, passa pela criação de emprego.