Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco pede "portugueses de têmpera"

30 mai, 2015

Chefe de Estado lembrou ainda que a economia está a dar sinais positivos de recuperação.

O Presidente da República defende que o país precisa de "portugueses de têmpera", para "consolidar a trajectória de crescimento económica e criação de emprego que se tem vindo a conhecer nos últimos 12 meses".

"Neste tempo que vivemos, de um programa difícil e que exigiu sacrifícios às populações, nós precisamos de portugueses de têmpera, com vontade de vencer e confiança no futuro. Já temos algumas indicações positivas: os últimos indicadores dizem-nos que a economia portuguesa, no primeiro trimestre deste ano, já cresceu 1,5% em relação ao mesmo trimestre do ano passado", alegou Cavaco Silva.

Na sessão comemorativa da visita do Presidente da República ao concelho de Penedono, Cavaco Silva recordou que esta é "a Terra do Magriço, que Camões imortalizou".

"Magriço foi um jovem cavaleiro que partiu para a Inglaterra e Flandres para mostrar a têmpera dos lusitanos, para mostrar que os portugueses eram gente de palavra e de honra", acrescentou.

Ao longo do seu discurso, o Presidente da República aludiu às exportações nacionais, que dão indicadores de que "continuam a portar-se bem".

"Os empresários e os seus trabalhadores, verdadeiros heróis destes tempos difíceis, estão a conseguir mostrar a qualidade dos produtos portugueses não apenas na Europa e nem apenas na África onde temos países de lingual oficial portuguesa, mas também na Ásia. Se conseguirmos uma décima de cota de mercado na China, conseguimos dar um pulo substancial nas exportações do nosso país", sustentou.

A qualidade dos produtos nacionais é também "apreciada na América do Sul, não só no Brasil que fala a nossa língua, mas também na Colômbia, Chile, México, Peru e América no Norte: nos Estados Unidos da América e Canadá".

"Significa que precisamos de reforçar a têmpera, a vontade de vencer, a confiança, para consolidar esta trajectória de crescimento económica e criação de emprego que temos vindo a conhecer nos últimos 12 meses", concluiu.

O chefe de Estado visitou no concelho de Penedono a Cooperativa de Olivicultores do Vale do Torto e a Quinta do Monte, uma unidade de criação de porco bísaro de modo biológico.