Emissão Renascença | Ouvir Online

Programa eleitoral do PS com ajustamentos até dia 29

24 mai, 2015

TSU dos trabalhadores deixa dúvidas a alguns dos conselheiros socialistas.

Programa eleitoral do PS com ajustamentos até dia 29

Aqueles que dentro do PS não estão totalmente convencidos com o projecto de programa eleitoral de António Costa conseguiram ganhar mais algum tempo para debate.

No final da Comissão Nacional socialista ficou a saber-se que o documento continuará aberto a ajustes até à próxima sexta-feira, dia 29. Em causa está, sobretudo, a proposta para a TSU dos trabalhadores.

"Houve uma clara maioria no apoio a este projecto de programa e também muitas sugestões de como poderia ser melhorado. Ouvimos atentamente e vamos agora analisar, não só em matéria de taxa social única (TSU), como em relação a muitas outras matérias", declarou o coordenador do projecto de programa eleitoral do PS, João Tiago Silveira.

No final da reunião da Comissão Nacional do PS, o dirigente socialista e da UGT José Abraão disse estar confiante que serão introduzidos "ajustamentos" em matérias do programa como a redução da TSU para empregadores e trabalhadores, mas, igualmente, no que se refere à legislação laboral e à projectada via conciliatória na cessação de contractos de trabalho.

"O secretário-geral do PS [António Costa] é uma pessoa sensível e aberta e admitiu ajustamentos em relação às questões que mais nos preocupam", declarou o dirigente sindical da UGT, advertindo que o combate à precariedade laboral "não pode facilitar os despedimentos".

José Abraão defendeu mesmo que matérias como a reforma da Segurança Social e a revisão das leis do trabalho devem ser alvo a prazo de "um amplo acordo de concertação estratégico" ao nível político e "envolvendo os parceiros sociais".