Tempo
|

Passos chama líder da oposição a Portas e elogia Dias Loureiro

06 mai, 2015

Uma gafe e a insistência num elogio polémico a um homem forte do BPN marcaram o debate parlamentar desta quarta-feira.

Passos chama líder da oposição a Portas e elogia Dias Loureiro
O primeiro-ministro referiu-se ao "número dois" do Governo Paulo Portas como "o líder do principal partido da oposição". A gafe não foi o único momento do debate parlamentar desta terça-feira a provocar reacções no hemiciclo: Passos Coelho voltou a elogiar Dias Loureiro.

O primeiro-ministro referiu-se ao "número dois" do Governo Paulo Portas como "o líder do principal partido da oposição". A gafe não foi o único momento do debate parlamentar desta terça-feira a provocar reacções no hemiciclo: Passos Coelho voltou a elogiar Dias Loureiro.

Pedro Passos Coelho foi questionado sobre a biografia em que disse que Paulo Portas se demitiu por SMS, durante a crise governamental de 2013.

"Nunca na minha vida enxovalhei ninguém, muito menos o líder do principal partido da oposição [Paulo Portas]", respondeu. "Está muito equivocada a senhora deputada e está muito equivocada também quanto à forma como dentro do Governo e da nossa maioria sabemos superar as nossas  dificuldades. Este Governo é o primeiro de coligação do Portugal democrático que terminará o seu mandato, o que diz muito sobre a forma como, apesar das nossas diferenças, nós sabemos superar essas diferenças e temos maturidade suficiente para resolver os nossos problemas pondo o país em primeiro lugar."

O chefe do Governo foi também confrontado pela porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, com as declarações proferidas no 1º de Maio, em Aguiar da Beira, em que Passos Coelho considerou que Dias Loureiro é um exemplo para os empreendedores. 

Na resposta à deputada bloquista, o primeiro-ministro destacou o facto de Dias Loureiro, apesar de ser natural do interior do país, ter sido bem-sucedido nos negócios e na vida.

"É verdade que me encontrei com o senhor doutor Dias Loureiro, e espero que ele não se sinta visado nem ultrapassado por eu ter suposto que - estou convencido que ele sabe - com o que viu no mundo e com a experiência que adquiriu, partindo de Aguiar da Beira, que não é por se viver no interior, que hoje não podemos, graças às muitas renovações tecnológicas, graças a muito trabalho de transformação da economia portuguesa, vencer na vida e ter negócios bem-sucedidos", afirmou Passos Coelho.

Catarina Martins responsabilizou Dias Loureiro, antigo ministro de Cavaco Silva, pela "fraude" do BPN, apoiando-se nas conclusões da comissão parlamentar de inquérito aquele banco.

Manuel Dias Loureiro, ex-ministro de governos de Cavaco Silva, renunciou em Maio de 2009 ao cargo de conselheiro de Estado na sequência da polémica relacionada com alegadas irregularidades no BPN quando era administrador da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), tendo sido ouvido na investigação do Ministério Público.