Tempo
|

Marques Mendes. “Sempre o mexilhão através dos impostos a pagar a factura”

18 abr, 2015

Comentador aponta falhas ao documento apresentado pela ministra das Finanças. Também critica o Ministério Público sobre o BES.

Marques Mendes. “Sempre o mexilhão através dos impostos a pagar a factura”

Luís Marques Mendes considera que Programa de Estabilidade apresentado esta semana pelo Governo tem algumas virtudes, mas muitos mais problemas.

No seu habitual espaço de opinião na SIC, Marques Mendes diz que o documento tem três aspectos positivos (não é eleitoralista, é claro e sustentado), mas também tem três aspectos muito negativos e até um “pecado capital”.

“Não tem praticamente nada de redução de despesa nos próximos quatro anos - sempre o mexilhão através dos impostos a pagar a factura. É uma desilusão em matéria fiscal, tudo se mantém igual menos a sobretaxa e mesmo assim vai demorar quatro anos. Finalmente, há aqui uma injustiça e um desequilíbrio entre pessoas e empresas: está previsto que a sobretaxa demore quatro anos a acabar, mas retirar a contribuição que hoje em dia existe sobre a GALP, a EDP e a REN é em três anos”, acrescentou.

Já sobre o BES, Marques Mendes estranha que, depois de oito meses, “não haja um único arguido no caso”. “O Ministério Público não tem agido bem e devia dar uma explicação”.