Emissão Renascença | Ouvir Online

Adeus, Lisboa. Costa deixa "casa arrumada" para "servir Portugal"

01 abr, 2015 • Cristina Nascimento

António Costa diz que "este é o tempo para começar um novo ciclo, no município e no país".

Adeus, Lisboa. Costa deixa "casa arrumada" para "servir Portugal"
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, considera que deixa a "casa arrumada". Na curta declaração feita para anunciar a renúncia ao cargo, Costa considerou que "este é o tempo para começar um novo ciclo, no município e no país".
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, considera que deixa a "casa arrumada". Na curta declaração feita para anunciar a renúncia ao cargo, Costa considerou que, nos últimos sete anos do seu mandato, a cidade "recuperou a sua auto-estima".

António Costa disse ainda que "este é o tempo para começar um novo ciclo, no município e no país".

"É meu dever concentrar-me agora, como fiz há oito anos, com o mesmo espírito de serviço, energia e determinação, em servir Portugal e os portugueses", afirmou.

Costa começou o seu discurso por fazer vários agradecimentos, o primeiro dos quais aos munícipes. "Agradeço aos lisboetas a confiança com que me honraram em três sucessivas eleições autárquicas”.

Depois, passou em revista o trabalho feito durante os seus anos de mandato, realçando que, neste período, foram equilibradas as contas da autarquia: "Saneámos as finanças municipais e dinamizámos a economia da cidade; introduzimos rigor no planeamento e na gestão urbanística; investimos na educação, cultura e direitos sociais, na qualidade do espaço público e na reabilitação urbana.”

Costa anunciou que ia fazer a renúncia ao cargo na terça-feira, no fim da reunião da autarquia. O autarca pediu para fazer uma intervenção anunciando que esta seria "a última reunião" na qual estaria presente.

O vice-presidente da câmara, Fernando Medina, vai agora assumir a presidência. Costa frisou que deixa "o município em boas mãos, numa transição preparada e planeada", concretizada a cerca de seis meses das eleições legislativas.

Costa sai da autarquia da capital ao fim de quase oito anos de mandato. Foi eleito pela primeira vez em 2007, numa eleições municipais intercalares motivadas pela demissão de Carmona Rodrigues.