Emissão Renascença | Ouvir Online

Costa acusa Governo de ter acabado com a educação de adultos

23 mar, 2015

Líder do PS promete apostas no ensino básico, no ensino superior e na educação para adultos, porque não há crescimento económico sem se investir no conhecimento.

Costa acusa Governo de ter acabado com a educação de adultos

O líder do PS e candidato a primeiro-ministro, António Costa, defende a educação como uma das prioridades para a próxima legislatura e aponta como o maior erro do actual Governo ter "morto" o programa Novas Oportunidades.

O secretário-geral socialista, que falava no final de uma iniciativa do partido sobre qualificação, alertou para a necessidade de dar estabilidade e paz ao sector. Para António Costa, não se pode mobilizar, numa legislatura, a educação para adultos e, na seguinte, acabar com essa aposta.

O líder socialista considera que o investimento na educação está ao nível do cumprimento das metas do défice.

“Sacrificar as metas que temos em matéria educativa, em nome da redução do défice, é não só falhar um objectivo de cidadania, de desenvolvimento, mas, no limite, é falhar o próprio objectivo de controlar e gerir melhor as nossas finanças públicas", considerou.

O desafio de António Costa é apostar no ensino básico, no ensino superior e na educação para adultos, porque, para o líder socialista, não há lugar ao crescimento económico se não se investir no conhecimento.

Ao mesmo tempo, António Costa defendeu uma das bandeiras dos governos de José Sócrates: o programa Novas Oportunidades. "O maior erro cometido por este Governo é que, perante o sucesso do programa Novas Oportunidades, em vez de ter corrigido falhas, em vez de ter criado uma alternativa, pura e simplesmente ter morto a educação de adultos em Portugal, como se não fosse uma necessidade absoluta do nosso presente e do nosso futuro”, rematou o candidato a primeiro-ministro.