Emissão Renascença | Ouvir Online

PS não pode ter medo de discutir combate à corrupção, avisa Costa

29 jan, 2015 • Susana Madureira Martins

Socialistas podem apoiar projecto do Bloco de Esquerda sobre enriquecimento injustificado. Parlamento deve discutir o assunto em Fevereiro.

O Bloco de Esquerda vai pedir, na próxima conferência de líderes, o agendamento de um debate temático sobre combate à corrupção, em que possam ser discutidos os projectos bloquistas e demais diplomas que outras bancadas venham a apresentar. E, face aos projectos do Bloco, o líder socialista, António Costa avisou os deputados socialistas que não devem temer um debate sobre este tema.

Já no fim da reunião desta quinta-feira da bancada parlamentar, Costa levantou a questão da corrupção e do enriquecimento injustificado. Sem nunca fazer qualquer alusão ao caso Sócrates, mas numa intervenção que, segundo foi relatado à Renascença, foi vista como uma tentativa de desdramatizar no partido a questão da corrupção, António Costa sublinhou que a bancada não deve temer o tema e lembrou que o partido tem vários argumentos para apresentar.

António Costa fez questão de dizer que o PS está à vontade em matéria de legislação sobre enriquecimento injustificado e que não há nada a temer face aos quatro projectos de lei do Bloco de Esquerda que há dias deram entrada no Parlamento.

O líder socialista frisou que não deve haver receios, sobretudo em relação ao diploma dos bloquistas sobre o combate ao enriquecimento injustificado, que prevê a actuação do fisco sempre que forem detectadas diferenças entre as declarações fiscais dos políticos e a sua riqueza real.

Esse projecto do Bloco é em tudo semelhante a um texto que o PS apresentou no início desta legislatura por António José Seguro e que foi chumbado por todas as bancadas, daí que António costa insista em que o partido tem argumentos para rebater também outros diplomas que a maioria parlamentar venha eventualmente a apresentar neste sentido.

O Bloco de Esquerda apresentou o seu pacote de combate à corrupção nas jornadas parlamentares, do passado fim-de-semana, e conta pedir na conferência de líderes parlamentares de quarta-feira o agendamento de um debate temático sobre este assunto. Os bloquistas admitem que para além dos quatro projectos que já entregaram no Parlamento outros projectos venham a ser discutidos. E também admitem que se faça primeiro um debate temático sobre assunto e só depois, num momento diferente, a discussão de projectos de lei, já que o PSD quer voltar a apresentar propostas sobre o enriquecimento ilícito.