Emissão Renascença | Ouvir Online

Direcção do PS só com nomes de Costa

30 nov, 2014 • Susana Madureira Martins

Secretariado não inclui apoiantes de António José Seguro. Principais nomes da anterior direcção ficam na comissão política.  

Direcção do PS só com nomes de Costa
O secretariado nacional do PS - órgão de direcção executiva do partido - não inclui qualquer nome dos apoiantes de António José Seguro, o que causou algum desconforto entre os seguristas que asseguraram um terço dos lugares nos outros órgãos dirigentes: a comissão nacional, eleita na manhã deste domingo, e a comissão política, eleita antes do encerramento do congresso.

Na lista do secretariado nacional surgem nomes como o deputado João Galamba, o vice-presidente da câmara de Lisboa Fernando Medina, a vereadora da câmara municipal de Lisboa, Graça Fonseca, Luis Patrão, que fez parte de governos de António Guterres e deverá ficar com as funções de secretário para a organização, o constitucionalista Pedro Bacelar, Manuel Pizarro, vereador na Camara do Porto. Porfírio Silva, que faz parte da geração de António Costa na liderança da JS, e a sindicalista Wanda Guimarães são os outros nomes deste órgão de direcção mais restrito do líder do PS.

Ficam, assim, de fora os chamados seguristas. Fonte da direcção de António Costa refere que o secretariado é uma escolha do secretário-geral, é uma equipa de trabalho renovada. O que causa desconforto aos seguristas, já que consideram que devia ter sido dado um sinal de abertura interna, tendo até em conta que se está a cerca de um ano das eleições legislativas.

A lista para a comissão nacional também já é conhecida, aí a quota dos seguristas ficou assegurada e dela fazem parte por exemplo Álvaro Beleza e Alberto Martins, dois apoiantes muito próximos de António José Seguro. Já na comissão politica, ficam Eurico Dias Brilhante e Miguel Laranjeiro, outros dois membros da anterior direcção do PS.