Tempo
|

Marinha portuguesa resgata mais de 80 imigrantes no Mediterrâneo

26 nov, 2014

Portugal participa na operação europeia que patrulha as águas italianas, a sul da Sicília.

O navio da Marinha portuguesa “Viana do Castelo”, que patrulha as águas junto à ilha italiana de Lampedusa, recolheu perto da Líbia 89 imigrantes, que se encontravam à deriva.

“Chegou ao local cerca das 2h30, (hora local) e iniciou a recolha a bordo de 89 imigrantes (três deles mulheres) de diversas nacionalidades centro-africanas, apresentando sinais evidentes de debilidade física, tendo-lhes prestado todos os cuidados médicos e humanitários necessários”, lê-se no comunicado.   

A embarcação portuguesa integra a operação Triton 2014 da agência Frontex, em colaboração com as autoridades italianas no controlo dos fluxos migratórios a Sul da Sicília.

Só neste mês de Novembro, a Marinha já resgatou mais de 300 imigrantes nas águas do Mediterrâneo. Esta é a terceira operação de salvamento divulgada nos últimos dez dias.

O "Viana do Castelo" tem capacidade para prestar uma primeira assistência às pessoas resgatadas e transportá-las até porto seguro, garantindo que chegam a terra "nas melhores condições", ou seja, alimentadas e medicadas, nos casos em que tal seja necessário.

Fome, desidratação e diarreias fazem parte do quadro esperado pelo médico naval Mendão Rodrigues, que pode recorrer a uma tenda com duas macas para manter em isolamento as situações de saúde mais graves.